ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As diferentes certificações de café

POR NECAF

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 08/07/2014

3 MIN DE LEITURA

2
0
Por Renato Bottrel¹, Daniela Andrade².

¹ Graduando em Agronomia - Universidade Federal de Lavras (Ufla)
² Mestranda em Fitotecnia/Cafeicultura – Universidade Federal de Lavras (Ufla)


O mercado, nacional e internacional, está exigindo cada vez mais produtos agrícolas certificados. Para a exportação dos produtos agrícolas, vários países já exigem informações sobre a origem e todo processo produtivo, desde a semeadura até colheita e pós-colheita, visando tanto à sustentabilidade socioambiental como à qualidade intrínseca do produto. O consumidor quer saber como seu alimento foi produzido. Na cafeicultura, isso se repete, possivelmente sendo o segmento agrícola nacional mais evoluído quanto à certificação.


Foto: Café Editora
Foto: Café Editora

A aposta na certificação, em tempos de crise, pode ser determinante para contornar os baixos preços e recuperar parte das perdas que as commodities tiveram nos últimos meses. Estima-se que uma produção certificada pode agregar entre 3% e 10% na receita final dos produtos agropecuários. Além disso, a certificação da produção por possuir garantia de procedência e respeito às normas de produção, ambientais e trabalhistas, favorece o processo de fidelização do comprador e podendo atrair novos negócios melhorando a rentabilidade do sistema.

O Brasil, apesar de ser o maior produtor e exportador mundial de café, sempre se posicionou no mercado de forma competitiva, em razão do imenso volume e pelo baixo preço do que por qualidade. Entretanto, nos últimos anos o setor tem atuado fortemente na divulgação e na comprovação da qualidade do café nacional, assim, consequentemente elevando o preço no mercado. Isso se deve, principalmente, pelo aumento da certificação no setor cafeeiro.

Diferentes padrões de certificação estão presentes na cafeicultura brasileira hoje, e cada um cobre diferentes aspectos e os produtos chegam ao mercado carregados com características distintas. Sendo os principais padrões: Orgânico, Rain Forest Alliance (RA), Utz Certified (UC), Fair Trade (FT) e Certifica Minas. Conheça um pouco sobre estas frentes:

• Certificação Orgânica: Dentre as certificações abordadas, a orgânica foi a primeira a ocorrer na cafeicultura brasileira. Há produtores exportando café orgânico certificado desde 1990. A certificação orgânica exige que não seja aplicada nenhuma forma de agrotóxico nem de adubos químicos solúveis. Também é recomendado um aumento na diversidade vegetal nos plantios e a menor dependência de insumos externos.

• Rainforest Alliance Certified: usa o poder dos mercados para prender os principais causadores do desmatamento e destruição ambiental: extração de madeira, a expansão agrícola, pecuária e turismo. A empresa trabalha para garantir milhões de hectares de florestas de trabalho, fazendas, ranchos e propriedades de hotéis sejam levados de acordo com rigorosos padrões de sustentabilidade. E, ligando as empresas para os consumidores conscientes, que identificam seus produtos e serviços através do selo Rainforest Alliance Certified e Rainforest Alliance marca Verified, demonstra que práticas sustentáveis podem ajudar as empresas a prosperar na economia moderna.

• UTZ CERTIFIED: é um programa mundial de certificação para a produção e o fornecimento de café responsável. O programa oferece segurança para toda a cadeia de café, da produção e do fornecimento de café responsável para mercados competitivos. Ele responde a duas questões importantes para a cadeia global de café, que é a origem do café e como ele foi produzido. Um sistema Rastrear-e-Relatar, rastreia o café certificado UTZ CERTIFIED ao longo de toda a cadeia desde o produtor até o torrefador. Por meio desse sistema, os compradores conhecem a real origem do café. As exigências da Cadeia de Custódia UTZ CERTIFIED asseguram que o café certificado pelo programa não seja misturado com café não-certificado.

• Fair Trade Coffee: é o café que é certificado como tendo sido produzido e comercializado a um conjunto de normas. Muitos clientes pagam um preço mais elevado na compra de café com o logotipo de certificação ou marca na crença de que, ao fazer isso, eles estão ajudando os agricultores do Terceiro Mundo. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

• Certifica Minas: é um programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras Mineiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG. Para participar do Certifica Minas Café e incluir a propriedade no processo de certificação, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do seu município.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TCHAIKOVISK AMARAL

EM 30/10/2020

Trabalho em consultoria em certificação de propriedades cafeeiras, atendendo qualquer tipo de certificação em cafés.
FÁBIO HENRIQUE MERLIN

ITAJAÍ - SANTA CATARINA - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 25/06/2019

Bom dia;
Temos interesse em comprar café da região do Caparaó. Existe café certificado dessa região?
Fábio Merlin
fabio@ackscommerce.com

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures