ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Amarelou é porque faltou água

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 23/07/2014

2 MIN DE LEITURA

15
1
Por José Braz Matiello, engenheiro agrônomo do Mapa e da Fundação Procafé

Quando se vai a uma consulta, com um médico, é comum ele observar a cor da pele, principalmente na membrana interna do olho, e, estando amarelada ou avermelhada, ele diz se a gente está ou não com anemia.

No cafezal também temos que observar as plantas e, especialmente, suas folhas, para um diagnóstico inicial dos problemas. É lógico que, como na medicina, se deve complementar a diagnose visual com aquela feita por análises de laboratório.

Nos cafeeiros o amarelado das folhas lembra logo deficiência nutricional, principalmente na falta de nitrogênio, e, dependendo da forma com que o amarelecimento se apresenta, pode ser por carência de manganês, de ferro e de magnésio.

Outro tipo de amarelão nas folhas é sinal de carência de água. Neste caso as folhas velhas, aquelas do interior das plantas, se apresentam completamente amarelas, cor de limão maduro. Elas aparecem no decorrer do período seco, quando as plantas começam a sofrer o stress hídrico. Por isso, a presença de algumas folhas, deste tipo, já indica que está na hora de iniciar a irrigação.

A presença de folhas velhas completamente amarelas evidencia, ainda, outros problemas que estejam induzindo o stress hídrico das plantas, como a presença de sistema radicular deficiente. Com poucas raízes, as plantas sentem mais o stress e acusam mais rápido a falta de água. Também, com o ataque de pragas do solo as raízes ficam reduzidas e as plantas se estressam mais rapidamente.

Com essa matéria procurou-se destacar um tipo de amarelão das folhas de cafeeiros, com a finalidade de alertar para um indicativo do stress hídrico, que pode se mostrar de forma direta ou induzida. Neste tipo, as folhas amarelas são apenas as mais velhas e ocorrem em ramos mesmo sem carga, diferenciando-se, assim, das demais causas, estas de efeito nutricional. Ainda, as folhas amarelas por falta d’água logo passam a cair.

Nas áreas de cafezais irrigados, a presença de folhas velhas amareladas mostra, também, que a irrigação pode estar sendo insuficiente. Presença de folhas velhas amareladas em cafeeiros, devida ao inicio de stress hídrico.



Presença de folhas velhas amareladas em cafeeiros, devida ao inicio de stress hídrico.




Plantas com folhas velhas amareladas, resultado do stress hídrico, no caso agravado e induzido por sistema radicular deficiente.

 

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALESSANDRO GUIEIRO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2014

Caro, Enio Heckert...

Estou trabalhando com meus clientes as seguintes proporçoes:

45% Ca, 15% Mg, 5% K na CTC,

estou usando fontes mais nobres, como Lithothamium para suprir Ca e  Oxidos de Mg (sempre com uma parte em sulfato para pronta absorçao) BoroMag por ex. estamos avaliando o K com muita cautela, para nao sair dos 5% na CTC, equilibrio das bases...



Forte Abraço.
FABIO L. ALFONSO

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/07/2014

Concordo, com a colocação sensata, do Sr. Cássio Franco Moreira, o manejo adequado da matéria verde + fornecimento de M.O tendem a melhorar a granulometria do solo reduzindo   uma serie de fatores, entre eles o stress hídrico.     
ALESSANDRO GUIEIRO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2014

Caros colegas... ao observar as imagens notamos que o solo esta totalmente nu, sem nenhuma cobertura, nao tem milagre... solo mau manejado os resultados diante a um periodo longo de estiagem com certesa sera esse,  sem falar que o nosso amigo ''mato''  faz a aeraçao natural do solo, em algumas fazendas que assisto, talhoes historicamente que apresentavao esse tipo de problemas, fazemos um manejo inteligente de cobertura de solo, por exemplo escolha do material verde a ser conduzido, jamais usamos glifosato, e sim descecante para mantermos as raizes vivas, liberando umidade para o solo e usamos a cobertura morta para proteger o solo de ensolaçao direta, estamos com bons resultados... conclusao. enriquecer o solo para mantermos nossos cafeeiros verdes e produtivos. Espero ter ajudado..
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/07/2014

Enio,

A relação está boa, mas não basta só isso. Pode estar boa mas em níveis baixos para os dois elementos. Assim, neste caso,  o K que está alto, "ganha" a "briga" na disputa pela absorção e poderá aumentar ainda mais a deficiência induzida de Ca e Mg...
ROMARIO ALVES

MUNIZ FREIRE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2014

Vejo que todos colegas possuem diversos parâmetros corretos, mas vejo também, já resumindo as intepretacôes de cada profissional com depoimentos, que o problema está diretamente ligado com quantidade de raízes para exploração do solo em cada planta. Temos que usar todos os meios para promovermos um maior sistema radicular em nossos cafezais, desde da qualidade das mudas a serem plantas, profundidade das covas ou sulcos e as técnicas de nutrição adequada de cada região e concervacão do solo, para uma maior retenção de umidade.
ENIO HECKERT JUNIOR

ALTO JEQUITIBÁ - MINAS GERAIS - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 25/07/2014

A relação Ca - Mg, em sua maioria, continuam 3-1
ALEXANDRE MIRANDA LEÃO TEIXEIRA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2014

Realmente a melhor condução  é com cobertura vegetal para a infiltração da água da chuva, mas pensando nos tempos atuais aonde temos como um diminuidor de custo o recolhimento mecanizado do café no chão se aumentarmos a cobertura vegetal teremos um problema muito grande na preparação do terreno para o processo. Então nesse caso não terá efeito positivo no maior percentual de custo que é a colheita.
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/07/2014

Caro Enio,

Excesso de K, pode desequilibrar e/ou induzir deficiência principalmente de Mg e Ca. Além disso, se adubarmos com fonte de N amídica e amoniacal ( cargas positivas ), neste caso, pode ainda piorar mais as deficiências citadas.
CASSIO FRANCO MOREIRA

MACHADO - MINAS GERAIS

EM 25/07/2014

Muito melhor que gessagem ou subsolagem a melhor coisa a fazer em um solo assim é manter o solo vegetado, fazendo somente roçadas. Com a vegetação e cobertura do solo, o solo ficará mais aerado e consequentemente teremos mais infiltração de água.
ALEXANDRE MIRANDA LEÃO TEIXEIRA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/07/2014

Caro João, tenho uma boa experiência nesse tipo de condução e não tive problemas nas fazendas que assisto...quando falo em subsolagem se vc prestar atenção no detalhe que mencionei em fazer na entrada das águas e não no auge do estresse.... A respeito do gesso falo em quantidades suficientes para amenizar o calor nas radicelas além de abaixar o cálcio no subsolo e com isso trazer as raízes mais pra baixo aonde consiga temperaturas mais amenas...além de descompactar os solos com maiores concentrações de argila. Tenho tido ótimos resultados práticos. Saudações.
ENIO HECKERT JUNIOR

ALTO JEQUITIBÁ - MINAS GERAIS - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 24/07/2014

Tenho encontrado lavouras na minha região onde atuo com teores de fósforo e potássio muito altos. E de acordo com a recomendação tenho passado duas adubações de uréia... O problema é que os produtores tem a cabeça muito fechada nesse aspecto... O que me dizem???
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/07/2014

Caro Alexandre Miranda Leão Teixeira, permita discordar da sua  opnião,tal sintoma esta ocorrendo de forma generalizada principalmente em região de temperaturas um pouco mais elevadas,se tivesssse realizado subsolagem provavelmente o sintoma estaria muito mais agravante,pois tivemos um longo período extremamente de Estress Hídrico e de Temperaturas Elevadas, nas pricipais regiões produtora de Café Arábica dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Também acho que à Gessagem ,não iria trazer resultados, devido ao já relatado em relação às Condições Climáticas, pelo que conheço e de relatos à pior dos ultimos 50 anos.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/07/2014

Excelente artigo, tenho observado este sintoma com frequencia este ano,na maioria das lavouras de café que tenho visitado.
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/07/2014

Excesso de água também pode levar a sintoma parecido. Por exemplo, no Extremo Sul BA, temos mais de 40 dias com excesso de chuvas, chovendo praticamente todo dia, com algumas chuvas fortes,  e temos observado estes sintomas, mesmo em plantas bem nutridas.


ALEXANDRE MIRANDA LEÃO TEIXEIRA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/07/2014

Esse tipo de solo tem todas as características de rachar as raízes na época de seca...o solo encharca e dilata nas águas e retrai na seca, ocorrendo até trincamento...isso ocorre o rompimento das raízes...Certamente isso ocorrerá nessa lavoura todo ano independente se a precipitação anual foi favorável ou não!!!! Muitas das vezes culpamos fatores que não estão nas nossas mãos...Porém temos que buscar o agente causal que pela foto está no solo compactado e altamente lavado pela chuva....se fazemos algo para diminuir o impacto da chuva  e arejarmos este solo (subsolagem + Gradagem na época da entrada das chuvas ou até mesmo uma dose boa de gesso)  teremos resultados satisfatórios em relação a absorção de nitrogênio e a melhoria no desenvolvimento das raízes... Diminuindo a queda das folhas neste período.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures