ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Adubar bem o cafezal não é só aplicar doses altas de adubo

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 09/02/2017

4 MIN DE LEITURA

47
5
Muitos técnicos e cafeicultores, ao recomendarem ou usarem adubos no cafezal, se preocupam mais com a quantidade e se descuidam da fonte e do modo de aplicação dos produtos, aspectos tão importantes quanto a dose.

A adubação adequada da lavoura de café deve considerar a necessidade da lavoura, conforme suas características vegetativas e produtivas, a disponibilidade de nutrientes do solo e seu equilíbrio e, então, indicar os adubos apropriadas, as doses e modos de utilização, visando atender às necessidades dos cafeeiros.

O modo de usar os adubos no cafezal é influenciado pelo tipo da lavoura, a declividade do terreno, o tipo de solo e o tipo do adubo. Além do sistema de manejo adotado, se cultivo de sequeiro ou irrigado.

Adubação com fonte problemática ou com produtos mal distribuídos, como na foto, com aplicação muito localizada, pode levar a perdas significativas no aproveitamento dos nutrientes. // Foto: Procafé
Adubação com fonte problemática ou com produtos mal distribuídos, como na foto, com aplicação muito localizada, pode levar a perdas significativas no aproveitamento dos nutrientes.

O tipo de lavoura e a declividade do terreno influenciam na forma que o adubo deve ser distribuído. Nas lavouras com cafeeiros jovens e em renque, abertas, os adubos devem ser distribuídos o mais próximo e sob a saia das plantas. Em lavouras adensadas, já adultas, a aplicação pode ser feita no meio das ruas, pois já há proximidade das plantas na entre linha. Cuidados devem ser adotados em plantas no 1º ano de campo, para não colocar fertilizantes próximos ao tronco pois, especialmente com pouca chuva, podem provocar uma alta concentração de sais, queimar raízes e até matar plantas. Em áreas declivosas, com mais de 20-30% de declividade, o adubo pode ser distribuído apenas na parte superior das linhas de cafeeiros, procurando aplicar sob a saia. A chuva vai arrastar o adubo também pra parte baixa da linha, via escorrimento ou infiltração lateral.

O tipo de solo influi, basicamente, na forma de parcelamento da adubação. Solos muito arenosos, menos comuns na cafeicultura, facilitam a lixiviação dos fertilizantes aplicados e, portanto, deve-se parcelar mais.

O tipo de adubo (nutriente e fonte) é um dos pontos mais críticos observados no campo, onde tem havido mais erros quanto ao modo de aplicação, devendo-se sempre buscar, para cada condição, o melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, já que um adubo mal aplicado é um investimento mal feito. Pode-se gastar sem o devido retorno.

As fontes hoje disponíveis são de adubos orgânicos, minerais e organo-minerais, no caso dos minerais, ainda, os de imediata ou de lenta liberação. Nos orgânicos não tem havido problemas, apenas destaca-se o modo ideal - em cobertura - e o uso em equilíbrio, sendo critico quanto à palha de café, que pode desequilibrar para K e o esterco de galinha, para Ca e B. Nos minerais o problema se concentra nas fontes nitrogenadas. Fontes com base em ureia ficam sujeitas a perdas significativas, e, portanto, devem merecer cuidados quanto ao nível de umidade no solo. Com pouca umidade pode ser perdido até 70% do N aplicado. As fontes de nitrato ou sulfato de amônia tem bom aproveitamento, sendo prioritárias para lavouras em zonas de montanha, com aplicação manual, onde não se consegue aplicar rapidamente, aproveitando os períodos de boa umidade no solo. As fontes de lenta liberação são de 2 tipos - de proteção temporária, esta por poucos dias, ou as de proteção mais duradoura. Nesse último tipo é preciso ter cuidado quanto à distribuição, pois pode haver lavagem superficial, e quanto à dose e custo adequados, em relação às fontes convencionais. Nos organo-minerais são necessários mais estudos pra melhor otimizar seu uso. Reduções de doses nutricionais e de parcelamentos, na aplicação, ainda necessitam uma melhor quantificação.

No sistema de manejo da lavoura tem sido mais problemática, obviamente, a aplicação em cultivos sem irrigação, pois não se pode, com as formulações de adubos mais usuais, programar as épocas, pois se depende das chuvas. Nas irrigações localizadas (pivô-lepa, gotejo e micro-aspersão) ou, mesmo, em aspersão em lavouras fechadas, não existem dificuldades em termos de fontes, modos e aproveitamento. Apenas, no caso de gotejamentos mais antigos, tem havido problemas com entupimentos, o que provoca má distribuição e deficiências em alguns pontos da lavoura. Ressalta-se que não são necessários parcelamentos excessivos no ciclo, sendo 6-8 suficientes e, ainda, é indicada, no período chuvoso, um dos parcelamentos em cobertura.

Para fechar, não custa lembrar que a necessidade dos cafeeiros é estimada pelos dados de retirada, pela vegetação e frutificação. Veja que, no caso de NPK, são calculadas, para cada saca produzida, as demandas de 6,2 Kg de N, 0,6 kg de P2O5 e 5,9 kg de K2O. Assim, por exemplo, para uma produtividade de 30 sacas/ha seriam necessários cerca de 186 kg de N, 18 kg de P2O5 e 179 kg de K2O. Uma adubação normal, pra essa lavoura, tem sido feita na base de 300 kg de N e K2O e 60-80 kg de P2O5, portanto, com acréscimo, no total de nutrientes, de cerca de 80% (383 kg para 680 kg), isto mesmo sem considerar a disponibilidade pela reciclagem da folhagem, do ano anterior. Assim, o uso correto, de fontes e modo de aplicação, tem uma boa margem, através do melhor aproveitamento, pra economia e melhor retorno da adubação.

47

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ RUBENS TOLEDO

EM 12/09/2023

Posso fazer uma adubação em um café de um ano com: o adubo 20.05.19?, com quantas gramas e em quantas vezes.
MARCELOSANTALUZIA@BOL.COM.BR

CABO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/07/2024

Olá meu amigo pode sim, use 30 gramas por muda.
WALLISON LUCAS DE OLIVEIRA

CONCEIÇÃO DO RIO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2022

Boa tarde sou pequeno produtor e esse ano não fiz a análise da terra qual seria a quantia de gramas por pé do adubo 25/00/25 o café tá com a idade de 4 a 5 anos ?
JOSE JARBAS FRANCO DE OLIVEIRA FILHO

DURANDÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/07/2021

Boa tarde Jose Braz, queria que interpretasse uma analise pra mim, teria como.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/03/2021

Senhor Maurilio, a primeira coisa que deve fazer é uma boa análise de solo, para ver como pode aproveitar o que o solo já tem armazenado. Com o uso do esterco de galinha pode substituir vários nutrientes NPKe micros, porém deve verificar o preço dele também. De qualquer forma poderia usar umas 5 toneladas de esterco por ha para substituir uma parcela do quimico. Com isso vai colocar cerca de 150 Kg de N e 150 Kg de fósforo, e cerca de 75 kg de potássio por ha. Isso é mais ou menos pois vai depender da qualidade e teor de umidade do esterco. Ai para ofóforo já não precisa usar no quimico adicional. Então pode usar uma fórmula 20-00-20 ou similar para as duas parcelas restantes. Faça os cálculos ai. Caso os teores de potássio do solo já estejam bons pode passar a usar pouco ou nada dele, ai, então seria só suplementar com uma fonte nitrogenada. Matiello
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 19/03/2021

Prezados, já que o assunto é adubação, o quimico ta praticamente impossível a compra , 25-05-20 estão pedindo nas lojas 140 reais saco de 50 kg. O que podemos utilizar em meios naturais entao para baratear ? o nitrogenio no esterco de galinha e o potassio e o fosforo ? alguma dica ? obrigado
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 19/03/2021

Prezados, sobre adubo quimico está muito caro e quase impossível a utilização, fui na loja ontem e vi o saco do 25 05 20 a 140 reais de 50kg. qual a opção ? esterco de galinha seria base em nitrogenio, e o que poderia utilizar de forma em substituir o fosforo e o potassio ?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/03/2021

Senhor Elias, em cafeeiros em produção a última adubação, normalmente é feita em meados de fevereiro, ou, mais tardar, em inicio de março, pois deve coincidir com o período de ainda maior necessidade das plantas, onde ocorrem uma maior vegetação e a formação dos frutos. Matiello
JOSÉ RUBENS TOLEDO

EM 12/09/2023

Boa noite professor, gostaria que o senhor me passasse pelo meu email, se possível ... jrubenstoledo@hotmail.com, aquela sequência de adubação que o senhor indicou hoje no globo rural, pois quando vi não deu tempo de anotar, tenho um café plantado em novembro último e já esta chegando a época de fazer a adubação de 1 ano e gostaria das dicas, desde já te agradeço.
ELIAS DE FREITAS BRAZ

CARANGOLA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/03/2021

Até que mês posso fazer a adubação?
LUCINETE BARBOSA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 21/01/2021

Boa noite .perdi metade da minha plantação de café. Mesmo fazendo análise da terra. Tendo o acompanhamento de um agrônomo várias informações erradas .Meu café está amarelo a raiz muito curta .vai murchando até morrer.me de uma luz por favor
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 21/01/2021

Pelo relato, a analise de solo deveria mostrar falta ou excesso. Pode ser que voce tenha usado veneno ou herbicida demais , intoxicando a lavoura e seu solo. Se vc usa muito veneno e herbicida, pare e utiliza sempre primeiramente uma boa poda pra dar força na lavoura e só faça a roçagem pelo menos um ano sem usar quimico , para recuperar o solo. Eu tinha em um sitio um colono que vivia passando veneno e herbicida direto, acabou com o cafezal, quando mandei parar e só roçar a lavoura ficou outro nivel. visualmente linda
WILSON JOSÉ DOS SANTOS

ACRELANDIA - ACRE - ESTUDANTE

EM 22/04/2021

Pelo seu relato, se estiver tudo ok com a adubação e o seu cafezal estiver amarelando e apresentando murcha. Pode ser considerado uma murcha estomática, quando está tudo ok e mesmo assim, por falta de água a planta estressa facilmente.
LAZARO BRUSCHI

EM 02/07/2021

Você já tentou fazer uma aplicação com matéria orgânica algo pra raiz e morcerem. Pode ajudar.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/01/2021

Senhor Patrick, é dificil dar uma indicação pro senhor, pois isso vai depender de duas coisas - a análise de solo, para ver o que precisa complementar e a produrtividade esperada da lavoura. De maneira geral se usa uma fórmula 20-05-20 ou similar, dela usando cerca de 400-500 kg por ha, para cada 10 sacas de café que a sua lavoura vai produzir. Matiello
PATRICK SILVA

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2021

Boa tarde, Tenho uma lavoura de 15 anos, gostaria de saber quais adubos me indicaria a ser aplicado nos pés de café e quantidade.
Agradeço desde já...
ALEX

NOVA RESENDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/09/2020

Boa tarde Sr.Jose Braz Matiello ,
Estou em duvida na compra do insumo para minha lavoura. Sera a 1 vez que utilizarei adubos de maior eficiência ,pois comumente utilizo adubos convencionais (25-05-20 etc ....) .
Já me informei com vários cafeicultores e não cheguei a uma conclusão !
São 2 talhões, um cafe de 2 anos , e um cafe esqueletado agora (2020) qual fertilizante seria mais eficiente comprovado em campo com melhor resultado ?
A- Ciclus 26-00-06
ou
B- Organomineral 16-00-08

Esta e minha duvida e ficaria feliz se Sr. puder me ajudar .........
Obrigado...
VIIANA

PEDRO CANÁRIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/08/2020

Gostaria de saber qual adubacao devo fazer nessa epoca, de granulacao do cafe, as flores ja cairam e nao sei qual tipo de adubacao fazer pois ja fiz duas adubacao de NPK recentemente.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/08/2020

Senhor Rogério, a disponibilidade do fósforo do Topphos e do nitrogenio do sulfamo meta é semelhante àquela dos demias adubos, apenas ela pode alongar um pouco o efeito, pois, pelas informaçãoes da Empresa Fabricante, tem uma liberação mais gradual. Matiello
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/08/2020

Senhoir Murilo, não existe uma medida certa sobre o prazo para disponibilização dos nutrientes para as plantas, dependendo do tipo de nutriente, do tipo de solo, do tipo de adubo e da forma de aplicação. No entanto, estima-se que depois de uns 15 dias da aplicação dos feritlizantes minerais já exista uma significativa quantidade disponível para absorção pelas raizes das plantas. Matiello
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 11/08/2020

com quantos dias apos a adubação no solo do pé de café começa a fazer efeito ??
ROGÉRIO FLÁVIA CAIRES

IBICOARA - BAHIA - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 10/08/2020

qual a disponibilidade dos adubos top phos e sulfammo meta 17 nas lavouras de café
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/06/2020

Senhor Maurilio, pode enviar sim os dados de análise, mas é preciso, ainda dizer a idade e espaçamento da lavoura e a previsão de sua produção para a próxima safra Matiello
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 30/06/2020

Qual e-mail para eu enviar para o Sr. Acompanho suas materias e seria honrado !
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/05/2020

Senhor Marcos, este adubo que tem, rico em fósforo(30%), é indicado para plantio, aplicado dentro do sulco. Agora os adubos para uso em cobertura devem ser ricos em nitrogenio e potássio, tipo 20-00-20, pois o fófora já foi colodado em alta dose no sulco. Guarde este ai para novo plantio. A dose do 20-00-20 para plantas de 90 dias deve ser de cerca de 10 g por planta, sempre que tiver umidade e que esteja quente. No inverno, a menos que tenha irrigação, não se aduba o café. Matiello
MARCOS ANTONIO VIANA

RIO PARDO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 27/05/2020

Posso adubar o café com o adubo 4/30/10?
Qual a quantidade por planta?
Cerca de 90 dias de plantio, 20cm de altura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures