Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa e especialista em abelhas, aponta que a conexão entre as abelhas e a agricultura pode trazer benefícios para a plantação. Apesar de serem práticas independentes, quando colocadas na cafeicultura, gera um aumento na produção de café.
Segundo Cristiano, se isolarmos as flores com telas impedindo o acesso das abelhas, teremos uma produção 28% menor do que quando temos a polinização aberta disponível para as abelhas do ambiente. Para ele, quanto mais abelhas na produção de café, mais frutos polinizados e bem produzidos.
“O fruto do café bem polinizado apresenta duas sementes, isso que faz a diferença em relação à produtividade. O café mal polinizado exibe apenas uma semente no fruto, então além de aumentar a produtividade como um todo, você aumenta o tamanho da semente produzida e a qualidade dela”, afirma Cristiano.
Uma das soluções disponíveis para o produtor que quer melhorar a produtividade é justamente colocar colmeias de abelhas dentro da produção, dessa forma, aumentará a quantidade de polinizadores e consequentemente a produtividade da lavoura de café. Isso vale para outras culturas, mas no caso do café, Cristiano estima um aumento de cerca de 30% na produtividade.
A startup Agro Bee, em parceria com a Embrapa, esta desenvolvendo uma plataforma digital para integrar o apicultor que tem abelhas disponíveis para serem usadas na polinização com os agricultores, especialmente produtores de café que precisam das abelhas para fazer a polinização. A ideia da plataforma é aproximar quem precisa com quem cria.
Ficou interessado? A equipe da Agro Bee disponibilizou um whatsapp para contato (16) 98224-5205 ou através do email contato@agrobee.net.
Mais informações: www.agrobee.net.
As informações são da Embrapa Café.