Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
A fidelização do cooperado |
ORLANDO CARLOS EDITORE
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
CLÁUDIO JOSÉ DA FONSECA BORGESBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 21/09/2006
Na Região de Alpinópolis, onde produzo café as raízes da infedelidade com a Cooperativa - Cooxupé tem origem no seguinte:
- A Cooxupé virou banco e cobra do produtor juros de mercado praticados por qualquer outro banco no qual eu tenho conta e mentenho reciprocidades; - Enviamos bica corrida para a Cooxupé e lá o nosso café é processado, escolhido, penerado , gerando lotes de melhor qualidade cujos lucros não são repassados para o cooperado. Conclusão 1: Quem não está sendo fiel aos seus princípios é a Cooxupé , e não os produtores que acreditaram que a cooperativa seria um porto seguro para eles. Atentem para o fenômeno atual no qual os produtores de café estão se associando em pequenas associações que os represente melhor, que lhes dê maior poder de barganha na compra de insumos e venda do seu produto. Conclusão 2 : Ou as cooperativas repartem seu lucro com o cooperado ou esse modelo está fadado ao fracasso no curto prazo. Conclusão 3 : Cooperado unido forma uma associação para obter melhores condições da sua cooperativa. <i>Prezado Cláudio,</i> Obrigado por sua participação e colaboração em nosso site. Quanto às suas observações, são muito oportunas e demonstram que você não está satisfeito com sua cooperativa que, em sua opinião, gera lucros nas operações que realiza com os cooperados, sem distribuir, diretamente, estes lucros. Sem querer entrar em detalhes, já que não dispomos do tempo e condições necessárias, uma cooperativa pode distribuir lucros diretamente, em dinheiro, ou indiretamente em serviços e outros benefícios. Observe que uso a palavra lucro e não sobras como é correto no caso das cooperativas, porque se tratam, efetivamente, de lucros. Outra observação sua, que merece atenção, diz respeito ao fato de que a cooperativa tem que ser um porto seguro para os seus cooperados. É muito oportuna esta observação já que segurança e confiança são pontos básicos na relação da cooperativa com seus associados. Finalmente, acredito que muito tem que evoluir na relação da cooperativa com os cooperados para que este modelo, o cooperativismo, sobreviva, a exemplo do que já vem ocorrendo em todo o mundo. Permita-me, apenas, uma observação final. Procure a sua cooperativa, mostre a sua insatisfação e tente mudar o modelo, de dentro para fora. Acho que é um bom caminho. Atenciosamente, Orlando Carlos Editore |
JAERDIL OLIVEIRA DUTRAMANTENA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 20/09/2006
Oportuníssimo o artigo, que define com clareza o que ocorre no relacionamento de cooperados com suas cooperativas.
Concordo, também, com as ações gestionais sugeridas para minimizar o problema. Importantíssima a opinião sobre a situação sócio-cultural atual, fator que deveria remeter os eleitores para uma análise mais apurada e realista, na hora de escolher nossos dirigentes. Estes, por sua vez, deveriam cumprir a indeclinável missão de trabalhar para educar as futuras gerações. |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
CAFÉPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES EM PARCERIA COM A CAFÉ EDITORA
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Barão de Tatuí, 387 - Vila Buarque - São Paulo (SP)
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex