ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2017/2018: café está com granação menor que o esperado

PRODUÇÃO

EM 06/07/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com o avanço da colheita na safra 2017/2018, as primeiras amostras de café arábica que chegam ao mercado têm apresentado granação menor que o esperado, fator que preocupa os produtores, uma vez que há dúvidas sobre o rendimento na hora de completar uma saca de 60kg. Além disso, as exportações podem ser impactadas, já que os grãos maiores são os mais demandados.

Foto: Murilo Andrade/Cocapec
                                     Foto: Murilo Andrade/Cocapec

Tanto a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), em Minas Gerais, quanto a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), em São Paulo, estão com a granação menor nesta safra, com baixo percentual de grãos peneira 16 acima e 17/18.

De acordo com o coordenador da área de classificação de café da Cooxupé, Luiz Evandro Ribeiro, a falta de chuva prejudicou o enchimento dos grãos. Na área de abrangência da instituição, a proporção de grãos peneira 17/18 está em 25%, o que corresponde a uma queda de 10 pontos percentuais em relação à média de anos anteriores. Já os peneira 16 acima representam 60% da produção recebida até o momento, a média gira em torno de 65% a 70%. 
"Praticamente todas as regiões têm apresentado essa situação. O Cerrado Mineiro talvez seja a mais afetada", disse. A cooperativa estima produção de 1,10 milhão de sacas nesta safra 2017/2018 de seus cooperados devido à bienalidade negativa. No ciclo anterior, foram recebidas 1,65 milhão de sacas.

Até o dia 1º de julho, a colheita dos cooperados de Cooxupé estava em 35,02%, o que representa 2,38 milhões de sacas de 60 kg. Segundo Ribeiro, nesta cooperativa a granação menor não afeta o rendimento na hora de encher uma saca, já que, normalmente, são usadas cerca de 40 kg de coco para dar de 20 a 27 kg de café beneficiado, o que depois dá cerca de três sacos para dar 60 kg. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures