A região da Alta Mogiana, que congrega cafeicultores de 15 municípios paulistas e oito municípios mineiros, entregou nesta terça-feira (26/5) seus primeiros selos de Indicação de Procedência (IP). Os dois primeiros lotes com origem Alta Mogiana garantida são dos produtores Alaide Querciada, O' Coffee, e Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira, da Fazenda Labareda Estate Coffee.
Foto: Café Editora
Os produtores escolhidos para celebrar o momento são fundadores e ex-presidentes da AMSC - Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC). “Eles tiveram uma atuação muito importante para a conquista da IP. Foi uma forma de homenagear e retribuir o que fizeram pela cafeicultura da Alta Mogiana”, afirma Gabriel Borges, gestor da AMSC. A partir de agora todos os produtores da região podem solicitar o selo, atendendo aos critérios disponíveis no site da instituição.
A entrega aconteceu em São Paulo, capital, no Octavio Café, durante evento de Lançamento da 4ª edição do Guia do Barista, de Edgard Bressani, o primeiro juiz brasileiro a receber o certificado da World Barista Championship.
Indicação de Procedência
A região conquistou o título de Indicação de Procedência em no dia 17 de setembro de 2013. O registro é uma das divisões da Indicação Geográfica, que se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. O título de IP traz o nome geográfico de um país, cidade, região ou uma localidade de seu território que se tornou conhecido como centro de produção, fabricação ou extração de determinado produto ou prestação de determinado serviço.