ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Para maioria dos capixabas quebra na safra 2016 de conilon deve ficar entre 30 e 80%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 29/09/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Até 57% dos produtores de café conilon em Espírito Santo apontaram queda entre 30 a 80% em suas produções neste ano. O número é alarmante e foi indicado pelos próprios cafeicultores durante a Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2016. O levantamento levou em consideração mais de 500 respostas enviadas de diversas regiões produtoras, além de comentários e fotos enviadas de quem vive o dia a dia do campo.
“É preciso verificar o quanto o clima afeta a safra e estudar as melhores maneiras de prevenção e tratos”, pondera a diretora de Conteúdo da Café Editora, Mariana Proença que apresentou os dados da Pesquisa durante o Fórum da Agricultura Sustentável, na Semana Internacional do Café (SIC). O trabalho contou com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que fez uma análise dos resultados a ser publicada em breve.

Espírito Santo: seca prolongada
Com base em depoimentos de produtores que o site CaféPoint acompanhou a crise hídrica do estado que mais produz conilon no Brasil, o Espírito Santo. Em outubro de 2015 o estado capixaba chegou a restringir o uso de água na agricultura. “Cultivo o conilon no Norte do Espírito Santo e, como se sabe, a crise hídrica assolou a região como um todo. Os muitos problemas na captação de água para irrigação afetaram as plantas e os frutos, caindo em qualidade e quantidade. Resultando numa quebra de safra em média de 40%”, afirmou Renato Zacche Ramos, ainda no mês de julho de 2016.

Foto do leitor Emanoel Chequetto / Lavoura de conilon no Espírito Santo
Foto do leitor Emanoel Chequetto / Lavoura de conilon no Espírito Santo

Ao fim da pesquisa, já eram 98% dos produtores do estado que afirmavam que o volume de chuvas havia ficado abaixo da média durante enchimento dos grãos. “Inúmeras lavouras já estão tão depauperadas que torna-se inviável sua recuperação. A seca sentida agora, infelizmente ainda será lembrada pelos próximos anos”, avaliou o produtor Aylton Piona Coutinho Junior, do município de João Neiva. O resultado é que o nível de satisfação dos produtores capixabas de conilon foi o mais baixo em relação a todas as outras regiões produtoras avaliadas, ficando em 89% deles insatisfeitos.

Sul de Minas: chuvas na colheita
Já na maior região produtora de arábica do País, cafeicultores vivenciaram uma boa safra em volume, mas com preocupação no que se refere à qualidade. “Aqui no Sul de Minas, Muzambinho, foi um desastre. Com as chuvas, caíram 30% dos frutos no chão, fora a chuva de granizo. O café passou de verde para maduro, perdendo a qualidade”, relatou o produtor Ricardo Luiz Campedelli, de Muzambinho (MG).

Foto: Procafé / Frutos e folhas no chão após chuva no Sul de Minas
Foto: Procafé / Frutos e folhas no chão após chuva no Sul de Minas

As chuvas durante a colheita foram registradas por 65% dos produtores do Sul de Minas ainda quando seus cafés ainda estavam na lavoura, apontou a Pesquisa. O fato acarretou em queda de frutos no chão em cafezais de diversos municípios. A amostragem revelou que 48% dos produtores tiveram que recolher entre 16 e 30% de seu café do chão.

Os dados completos serão disponibilizados, em breve, aqui no site CaféPoint. Veja agora a apresentação feita durante a Semana Internacional do Café (SIC), no último dia 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures