ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CaféPoint é um dos finalistas do 16º Prêmio Massey Ferguson

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 17/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Camila Cechinel

O site CaféPoint é um dos finalistas do 16º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo na categoria Multimídia, com a reportagem "O inventor na produção de cafés especiais". A decisão da Comissão Julgadora do concurso ocorreu no dia 25 de outubro e os vencedores serão oficialmente conhecidos durante a cerimônia de premiação, que acontecerá na próxima quarta-feira (22), em Canoas, no Rio Grande do Sul

Foto: Café Editora                                                      Foto: Café Editora

Na matéria, postada em março de 2017, a jornalista Thais Fernandes e a diretora de conteúdo do portal, Mariana Proença, relatam o sistema de secagem de cafés especiais criado pelos cafeicultores Jhone Lacerda e seu pai, Tarcísio Lacerda, na região do Alto Caparaó, em Minas Gerais. 

A família tem quatro propriedades espalhadas em um raio de 10 km e tudo que é colhido na Fazenda de Espera Feliz é levado para o Sítio Santa Rita, onde o processo de benefício do café é feito. Como colheita ocorre do final de julho até dezembro, época de baixas temperaturas e intensas chuvas entre outubro e novembro, secar os grãos em um local tão úmido é o desafio do alto dos 1.400 m de altitude. 

A fim de aproveitar o clima, os produtores fazem colheita seletiva em talhões a partir de 1050 metros. Para chegar aos frutos únicos, eles inventaram um secador de microlotes, uma espécie de "engenhoca" que vem dando certo. Veja:

                                      Crédito: Divulgação/ Youtube 

A criatividade dos cafeicultores, no entanto, não parou por aí. Para encontrar grãos que se encaixam na categoria especiais, eles criaram uma esteira à motor que permite que até seis pessoas catem os melhores cafés sem sair do lugar. Ao final, os cafés que foram colhidos, literalmente a dedo, seguem para o mercado. Em 2016, 30 sacas foram comercializadas para a Austrália, apesar do foco dos agricultores ser sempre o Brasil. Assista:
 
                                           Crédito: Divulgação/ Youtube

Para dar fim aos processos de invenções, a família decidiu mergulhar os grãos em tanques, processo ainda raro e que vai na contramão do antigo senso de que o fermentado traz defeitos. Oito tanques foram elaborados, de 500 e 1000 litros, onde o tempo varia muito (de 24 até 140 horas), pois depende do grau de maturação, do talhão, da variedade e da altitude do cultivo. Um software acompanha a vida dos grãos, que fermentam monitorados. Com o método, pai e filho já alcançaram cafés fermentados com nota de 90 pontos, seguindo a escala da Specialty Coffee Association of America (SCA).

Segundo Mariana Proença, é um grande prazer estar concorrendo a melhor reportagem na categoria Multimídia e um incentivo à continuação do trabalho de divulgar a cafeicultura: "ficamos muito entusiasmados em estar entre os finalistas do prêmio com esta reportagem sobre cafés especiais, que é um dos pilares da nossa atuação no CaféPoint. A produção de conteúdo junto aos produtores gera novidades como essa, da região do Caparaó, que hoje está na ponta neste tema". Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui

O grande campeão da categoria Multimídia levará o prêmio de R$15.000,00. O segundo colocado fica com um tablet e o terceiro com um smartphone. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures