Em meio ao embate entre indústria e produção, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu suspender, por hora, decisões sobre a importação de café verde. Ao CaféPoint, o Mapa informou com exclusividade que “vai constituir um Grupo de Trabalho coordenado pela Conab para fazer o levantamento dos estoques físicos do café conilon nas cooperativas, armazéns privados e produtores rurais”. A iniciativa visa aprofundar o assunto para, então, resolver se libera ou não a importação requerida pelas indústrias de café torrado e moído e solúvel do Brasil.
Suspensa importação de café verde
Na tarde desta quarta-feira (14/12), representantes do setor produtivo se reuniram no Mapa e apresentaram um ofício posicionando-se contra a importação de café verde. No texto, eles defendem que ainda há café conilon disponível no país, de acordo com levantamento feito pelo deputado federal Evair de Melo (PV-ES).
Em encontro, nesta terça-feira (13/12) setor produtivo entregou ofício se opondo à importação de café verde
De acordo com Evair, recebido pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi, o próprio confirmou a medida do Governo. “Está suspensa qualquer movimentação que vise importar café. Faremos, junto com a Conab, um levantamento minucioso dos estoques, provando que existe, sim, café físico disponível e assim encerrar, para não dizer sepultar, esse assunto de uma vez por todas” afirmou o deputado.
Na próxima segunda-feira (19) o deputado e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto estarão no Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), em Varginha (MG), com representantes da Federação da Agricultura capixaba e produtores de café para nova discussão com o Governo Federal sobre a importação. O CCCMG também é contra a importação.
_______________________________________
*Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.