Em Rio Bananal (ES), a reação às últimas medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura, no sentido de liberar a importação de café conilon, culminou em manifestação nas ruas da cidade no último dia 19. O prefeito do município, Felismino Ardizzon, já havia divulgado uma nota de repúdio à importação de café. “Permitir a importação de café verde, além de promover uma concorrência desleal com nossos cafeicultores, ameaça nossos cafezais”, afirma a nota, alertando que o município conta com a produção cafeeira como principal atividade econômica.
Manifestação desta terça-feira (21/2) em Rondônia bloqueou trecho na BR-364
Em entrevista ao CaféPoint, Eristeu Giuberti Junior, presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal, explicou a manifestação começou com um grupo de jovens produtores denominado "Galera do café" no pátio da prefeitura de Rio Bananal. Em seguida, o grupo fez carreata nas ruas da cidade com tratores, caminhões e carro particulares. “Fizemos para tentar sensibilizar nossos governantes para o prejuízo não apenas para o produtor em si mais para todo o município que sobrevive basicamente do café”, argumentou Eristeu Giuberti Junior, presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal.
Segundo ele, participaram da ação cerca de 80 produtores e outros setores da população de Rio Bananal e entre as instituições que apoiaram o movimento, estão o Sindicato Rural Patronal de Rio Bananal, Sindicato Rural Patronal de Sooretama, a Câmara de Vereadores e Secretaria de Agricultura do município e o Sindicato dos Funcionários Públicos de Rio Bananal.
Jaguaré
Os produtores do estado do Espírito Santo, principal produtor do café conilon no país, já preparam outra manifestação. “Amanhã (22/) estaremos nos reunindo com os produtores do norte do estado para fecharmos a BR 101 na altura do trevo de Jaguaré”, afirmou Eristeu. “Só iremos sair depois que o governo voltar atrás desta decisão equivocada, pois os prejuízos econômicos e fitossanitários são incalculáveis. E estamos entrando também com um mandato de segurança na justiça para barrar a importação”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal.
Rondônia
Em Rondônia, produtores organizaram nesta terça-feira (21/1) o segundo no estado. O primeiro aconteceu no último dia 17, onde houve faixas de protestos e um pitstop alertando os motoristas e caminhoneiros do bloqueio, na BR-364. Fontes informaram ao CaféPoint que a rodovia é rota de caminhões que vem carregados de soja de regiões produtoras no norte do Mato Grosso e sul de Rondônia com destino a Porto Velho.
Além dos produtores, os viveiristas autorizados – a maioria também é produtor – também participarão das manifestações. Produtores de Minas Gerais e Espírito Santo também estão se somando aos rondonienses e, em contato, devem organizar protestos nos demais estados.