Com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, seu vice Michel Temer assumiu, por até 180 dias, o comando do País como presidente interino e deu posse a 23 novos ministros, na tarde da última quinta-feira (12/5). A Agência Brasil traçou um perfil do ministro que assume a pasta da Agricultura, Blairo Maggi. Veja, abaixo, informações sobre a carreira do senador:
Conhecido por ser um dos maiores produtores e exportadores de soja do país. Filiado ao PR desde 2007, Maggi deixou no último dia 11 de maio a legenda para ingressar no PP.
O primeiro mandato de Maggi foi em 1994, como primeiro suplente do senador Jonas Pinheiro (PFL/MT). Foi eleito governador do Mato Grosso em 2002 e reeleito em 2006. Em 2011, elegeu-se senador pelo estado do Mato Grosso.
Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, Maggi é natural de Torres (RS) e tem 59 anos. Em 1973, fundou a empresa Sementes Maggi, que hoje transformou-se no Grupo Amaggi, com atividades que incluem, além da produção de soja e sementes, operações portuárias, transporte fluvial e geração de energia elétrica.
Em 2013, Maggi foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, o que causou a revolta de movimentos ligados ao setor. Em 2005, quando era governador de Mato Grosso, Maggi recebeu o antiprêmio Motosserra de Ouro, criado pelo Greenpeace para personalidades que contribuem para o desmatamento da Amazônia.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento do inquérito contra Blairo Maggi relacionado à Operação Ararath, da Polícia Federal. Maggi era investigado por suspeita de lavagem de dinheiro no governo de Mato Grosso.
Segundo o Mapa, o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, coordenou já nesta sexta-feira (13) a primeira reunião de trabalho de sua gestão.