Uma delegação brasileira está em Londres, onde fica a sede da Organização Internacional do Café (OIC), para se articular na busca de eleger seu candidato a presidência do órgão. No domingo (12/3), o deputado Silas Brasileiro (PMDB), presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), e a assessora técnica do CNC, Silvia Pizzol, reuniram-se, na Embaixada do Brasil em Londres, com o embaixador Hermano Telles Ribeiro e sua equipe, com ministra Ana Paula Simões Silva; os conselheiros Joaquim Pedro Penna e Leonardo Bastos Azevedo, além de José Sette, candidato brasileiro ao cargo de diretor de executivo da OIC.
O encontro definiu estratégias de trabalho da delegação nacional durante a semana de reuniões da OIC, com o objetivo de eleger Sette para o cargo de diretor executivo da Organização. Telles Ribeiro esclareceu que será necessária uma articulação coordenada, ao longo dos próximos dias, para angariar o apoio de outros países membros.
O temor da delegação brasileira é a inédita candidatura, com apoio da União Europeia e sinalização favorável dos Estados Unidos, de um representante dos países consumidores, o suíço Remigi Winzap. Por outro lado, os países produtores apontam para uma racha entre quatro candidaturas pré-aprovadas (Brasil, Indonésia, México e Peru), o que, em tese, favorece o avanço do candidato Suíço.
Colômbia afirma apoio a José Sette
Já na manhã desta terça-feira (14/3), os representantes colombianos reafirmaram que apoiarão a candidatura do Brasil para o cargo de diretor executivo da OIC. A declaração aconteceu durante o café da manhã oferecido pelo Conselho Nacional do Café ofereceu um café da manhã à delegação colombiana presente em Londres (ING) para a rodada de reuniões da Organização Internacional do Café.
Ouça, abaixo, as informações divulgadas pelo CNC sobre a parceria que Brasil e Colômbia: