A união entre as cooperativas Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda e Minasul – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda já vinha dando frutos desde julho, quando anunciaram a realização da 1ª Feira de Negócios Cocatrel Minasul. O evento ocorreu em setembro e se estendeu por três dias, em Três Pontas e nas filiais das cooperativas. Os negócios concretizados na feira chegaram a quantia de R$66.400.000.
Agora, as cooperativas sul-mineiras consolidaram nova parceria. Desta vez, a união formará uma nova empresa independente, a UCOM (Usina Cocatrel Minasul Ltda). O resultado tangível das ações inter cooperativistas será sustentada por quatro pilares de negócios: armazenagem, rebenefício / industrialização, comércio e exportação de café.
A UCOM tem capacidade de armazenamento estático de 800 mil sacas // Foto: Minasul / Divulgação
Oficializada nesta semana, através da realização das respectivas Assembleias Gerais Extraordinárias, a iniciativa pioneira neste segmento visa o fortalecimento de ambas as cooperativas no mercado cafeeiro mundial. Juntas, se fazem presentes em 200 municípios do Sul de Minas, maior região produtora de café arábica do mundo, com 12 mil cooperados e uma captação estimada em 3,2 milhões de sacas de café/ano.
UCOM
Segundo as cooperativas, a UCOM tem capacidade de armazenamento estático de 800 mil sacas e de processamento e rebenefício da ordem de 7.200 sacas/dia. Com objetivo de torna-se um diferencial competitivo na comercialização e exportação de café de ambas as cooperativas, a UCOM deve, ainda, atender outros clientes do setor cafeeiro. A empresa será sediada no Distrito Industrial Cláudio Nogueira Galvão, em Varginha (MG).
A nova empresa fará armazenagem, rebenefício / industrialização, comércio e exportação de café.