ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BB em Minas tem dificuldade no acesso ao Pronaf e dúvidas sobre Postos de Atendimento

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Até o dia 20 de janeiro, cafeicultores de municípios mineiros relataram que não conseguiram ter acesso ao crédito de custeio do Pronaf. O benefício é destinado a pequenos produtores para adquirirem sementes, fertilizantes, defensivos, vacinas, ração e outros itens necessários para o dia a dia da sua produção.

“Imaginei que o problema era apenas na agência local, mas o pessoal do banco informou que foi um problema nacional”, afirmou Fernando Barbosa, produtor do município sul mineiro, próximo a Guaxupé, e que não conseguiu ter acesso ao Pronaf até esta terça-feira no período da manhã.

Também chegou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) informações de produtores que buscaram o Banco do Brasil e não conseguiram acessar crédito. O problema teria sido causado pela falta de atualização no sistema do Banco do Brasil e suas agências com relação a mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

“No final do ano passado o Banco Central editou diversas portarias novas para o ProAgro, Programa do Governo Federal vinculado ao Pronaf, que garante que se ocorreu com esse produtor algum fenômeno natural, praga ou doença, o Conselho Monetário Nacional autoriza o Banco a dar um desconto”, pontuou a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso.

O ajuste nas normas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária da Agricultura Familiar (Proagro Mais), trata o Capítulo 16 (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro) do Manual de Crédito Rural (MCR). Confira aqui.

A Superintendência de Agronegócio do BB em Minas informou à FAEMG que o problema estaria resolvido nesta semana. Produtores informaram que algumas agências só tiveram seu serviço normalizado nesta tarde de terça-feira (24/1), como na agência de São Pedro da União (MG). “Há vários critérios específicos à cultura ou mesmo ao sistema nacional, que por conta das portarias precisavam ser modificadas. A instituição precisava adequar seu sistema operacional interno, para que no momento que o produtor buscasse o crédito, a regra já estivesse acessível lá dentro”, explica Aline sobre a falha entre as agências.

O problema causou temor entre produtores que dependem do crédito para quitar outros compromissos. “Os produtores da região também alegaram que os custeios não estavam retornando como se fazia anteriormente. O produtor depositava o dinheiro e após 5 a 10 dias retornava retirando apenas os juros. Tem produtor que pediu empréstimo a terceiros para pagar o banco e agora está de mãos atadas e sem condições de fazer outro para pagar o empréstimo”, comentou Barbosa sobre a dificuldade vivida na região durante a semana passada.

“Os produtores ficaram muito aflitos. Esse foi o problema que aconteceu. Periodicamente há uma tentativa do Banco Central de adequar as normas, porque é importante um programa que pode resguardar produtor rural de pagar um valor que não seja compatível. Provavelmente a agencia não se atentou a isso. É um problema de comunicação também”, comentou Veloso. Fontes informaram ao CaféPoint que as agências seguem com a atualização do sistema, mas pode haver atrasos em outros serviços que forem afetados pela mudança.

Posto de Atendimento
Outra dúvida recorrente entre os produtores rurais é como será feito o atendimento em agências do Banco do Brasil que passarão a ser Postos de Atendimento (PA). “Essas informações a gente ainda não tem. Todas as agências estão aptas a ofertar o crédito rural. A expectativa que a gente tem é que seja normal, que haja atendimento ao produtor e que o produtor também seja informado”, destacou Aline Veloso.

Sobre o tema o Banco do Brasil informou ao CaféPoint, em nota, que “Nos municípios em que possui apenas uma unidade, o BB garante a manutenção do ponto de atendimento à população, adequando sua estrutura para posto de atendimento. Cabe ressaltar que não há alteração nos serviços oferecidos aos clientes e usuários”.

Segundo o BB, a mudança de agência é automática e os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta. O Banco ressaltou, ainda, que além dos pontos físicos, o oferece a maioria das transações pelo aplicativo para celular e Internet, Central de Atendimento por telefone e nos terminais de autoatendimento próprios e da Rede 24Horas, além de correspondentes bancários.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures