ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Zoneamento de risco climático para canéforas é atualizado após 14 anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2024

1 MIN DE LEITURA

0
0

A atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do café canéfora, elaborada pela Embrapa para cultivo e produção, já pode ser consultada no site do MAPA. O zoneamento é um estudo de probabilidade a partir de análise de variáveis como temperatura, tipo de solo e disponibilidade hídrica. O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em categorias de risco climático. 

São dois estudos: o primeiro identifica municípios com menor risco para o ciclo anual de produção (considerando o café programado, em produção). Uma vez definidas as regiões adequadas à produção, o segundo estudo define as épocas de menor risco para a implantação do café (considerando o plantio de mudas).

Esta atualização também traz novidades, como o sistema de classificação de solo em seis ADs, que são classes de solo que determinam a capacidade de água disponível para a planta, além de diferenciar dois sistemas de produção (sequeiro e irrigado). Tudo isso como resultado do aprimoramento da metodologia de zoneamento e da incorporação de novos conhecimentos desde a última edição do Zarc para o canéfora, em 2010. 

Os principais riscos climáticos que parametrizam este zoneamento são o déficit hídrico em sistema de sequeiro e temperaturas muito baixas (geada) ou muito elevadas. 

Os dados são cruzados com a frequência do risco climático extraída de 3,5 mil estações secundárias espalhadas pelo país, com histórico de trinta anos. Após o trabalho de parametrização e simulações, feito pela Embrapa Agricultura Digital, o material teve pré-validação de quinze  pesquisadores de fitotecnia e melhoramento genético do café canéfora da Embrapa.

Aplicativo gratuito 

Para ajudar produtores e agentes da cadeia a acessarem as informações oficiais do Zarc, a Embrapa Agricultura Digital também desenvolveu o aplicativo Zarc-Plantio Certo, disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple).

O aplicativo traz informações das diferentes taxas de riscos (20%, 30% e 40%) de perdas por eventos meteorológicos adversos, atrelados às suas respectivas épocas de planejamento. 

Fonte: MAPA (para mais informações sobre o app, clique aqui)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures