O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com o Sindicato do Produtores Rurais de Ponte Nova e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou, no Campo Experimental Valo do Piranga, em Oratórios, região da Zona da Mata, o Dia de Campo ATeG Café + Forte e Balde Cheio.
Foram 120 pessoas, entre produtores, técnicos e estudantes, que participaram de palestras sobre implantação de café canéfora (conilon), nutrição de café arábica, qualidade do leite e silagem de trigo para bovinos. As temáticas agradaram especialmente por trazerem inovações para as duas cadeias produtivas de maior destaque na região.
O presidente do Sindicato de Ponte Nova, Francisco Augusto de Castro Gomes, destacou a importância do encontro para o desenvolvimento do agronegócio na região. “Os produtores rurais são essenciais para a economia do Brasil precisam estar cada vez mais capacitados para atender às exigências do mercado. Parabéns a todos que vieram aproveitar esse momento de conhecimento”, disse.
O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, afirmou que o encontro cumpriu o objetivo de aproximar o conhecimento técnico e científico da realidade de produtores, e atuais e futuros profissionais: “Aqui o produtor ver o que está sendo feito e o que está dando resultado na prática e que pode ser levado para sua propriedade e isso é muito importante”.
Na estação sobre canéfora, pesquisadores da Epamig mostraram as áreas potencias para a implantação da espécie em Minas Gerais e o resultado do trabalho realizado em Oratórios há mais de uma década, que atesta o município como um dos territórios propícios para o cultivo do conilon.
Café e piscicultura
Os escritórios regionais do Sistema FAEMG/SENAR/INAES de Viçosa e de Juiz de Fora realizarão, também em parceria com a Epamig, o Dia de Campo ATeG Café Conilon e Piscicultura de Corte e Ornamental, em Leopoldina, no dia 2 de dezembro.
Wander Magalhães, gerente em Juiz de Fora, acompanhou o encontro em Oratórios e destacou: “O evento foi um sucesso porque trouxe assuntos pertinentes aos produtores e eles poderão levá-los para sua propriedade e multiplicá-los na sua região. Certamente também teremos grande presença de produtores em Leopoldina”.
O evento foi o primeiro realizado pela Epamig Sudeste depois do fechamento devido à pandemia. Na avaliação do chefe geral da instituição, Francisco Oliveira Silva, foi uma excelente forma de retomar as atividades presenciais no Campo Experimental. “Ficamos satisfeitos com o trabalho feito em parceria e principalmente com o interesse do público que se mostrou atento e participativo em todas as palestras”, pontuou.
O Laticínios Porto Alegre foi apoiador do evento. O técnico de Capitão de Leite da empresa, Emerson Simão, ministrou palestra sobre a qualidade do leite e enfatizou que produtores qualificados fazem a diferença para o laticínio e por isso e presença no evento torna-se oportuna.
Para o instrutor Milton Flores, o trabalho do Sistema Faemg e da Epamig são complementares e a parceria é vantajosa para toda a sociedade. “Os produtores estão interessados em se profissionalizar e espaços como o Dia de Campo são extremamente úteis para o desenvolvimento de suas atividades no ATeG. Essas práticas ajudarão a transformar as propriedades em empreendimentos sustentáveis”, disse.
O pesquisador da Epamig, Maurício Coelho, levou aos participantes a silagem de trigo como uma inovação. Ele apresentou a alternativa que já está sendo implementada com sucesso em Patos de Minas e pode ser usada na região como opção economicamente viável para criadores de gado de leite e corte.
As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa.