Na última quinta-feira (21), durante a Semana Internacional do Café (SIC), a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, reconheceu os finalistas e premiou os vencedores do concurso NossoCafé, que tem como objetivo fomentar o cultivo de grãos de alta qualidade.
Na categoria cereja descascado, o vencedor foi o produtor Sivanius Kutz, do município de Itarana, região do Espírito Santo. Ele venceu com um catuaí vermelho, plantado a uma altitude de 1.030 metros. Já na categoria natural, o ganhador foi o cafeicultor Tobias da Silva Moreira, de Caputira, Matas de Minas, com um catuaí amarelo, cultivado a 990 metros de altitude.
“Para o desenvolvimento das suas soluções inovadoras em nutrição, entre outros fatores, a Yara está atenta às tendências de mercado. E quando se fala em café, fica clara a demanda de produtos com alto valor agregado, sabores diferenciados e que ofereçam verdadeiras experiências no ato da degustação”, disse Kaio Dias, especialista agronômico na Yara.
A edição contou com 164 amostras inscritas, 49,1% a mais do que 2018, o que representa um maior engajamento dos cafeicultores que utilizam o programa nutricional da Yara. A avaliação dessas amostras foi dividida em duas etapas de provas, classificação e seleção, realizadas em Muzambinho (MG) por experts no assunto e de acordo com os protocolos de classificação e avaliação da Specialty Coffee Association (SCA).
“A nutrição equilibrada e realizada nos momentos corretos é muito importante para a obtenção dos cafés de qualidade. O concurso NossoCafé reconhece o produtor que está antenado e preparado para atender a esta demanda cada vez mais exigente”, finalizou Dias.