A World Coffee Research (WCR) priorizará a diversidade de origens e a aceleração da inovação na agricultura cafeeira de acordo com sua estratégia 2021/2025, publicada em 12 de fevereiro de 2021.
A entidade concentra-se na pesquisa e desenvolvimento agrícola (P&D) para ajudar a sustentar o futuro do café por conta da crise climática e para trazer inovações para melhorar a subsistência dos agricultores. Em 2020, ela empreendeu uma consulta global para coletar feedbacks do setor cafeeiro mais amplo para informar o escopo e as prioridades de nossa P&D agrícola para servir a todas as partes interessadas em sua missão.
Como a pesquisa agrícola do café é limitada pelos cronogramas de crescimento das plantações de árvores, a WCR normalmente planeja sua agenda de pesquisa em incrementos de cinco anos.
Intitulada “Melhoria da competitividade do país para fomentar a diversidade de origem”, a estratégia prioriza o apoio à diversidade de origem em face da crise climática por meio da aceleração das inovações na agricultura cafeeira. A WCR afirma que priorizar a diversidade de origem garante que a indústria do café possa acessar os sabores exclusivos que os consumidores de café desejam e dos quais as empresas de café dependem, e distribuir os benefícios econômicos do café aos cafeicultores de origens importantes.
Os objetivos principais da estratégia são promover aumentos na produtividade, lucratividade e resiliência climática, para melhorar a qualidade nos principais segmentos de mercado e para mitigar o risco de fornecimento, avançando contra as metas de mitigação do clima em várias geografias estratégicas.
“A estratégia nos ancora em geografias prioritárias e reafirma nosso foco principal nas variedades de café para o futuro do café a longo prazo”, disse Jennifer Vern Long, CEO da WCR.
A estratégia identifica 11 países em foco, sendo cinco na América Central, três na Ásia e três na África Oriental, que, juntos, abrigam mais da metade dos cafeicultores do mundo e respondem por mais de 30% das exportações globais. Nesses países, a WCR construirá parcerias mais fortes e mais profundas ao longo do fluxo de valor, enquanto continua tendo parcerias estratégicas com organizações de pesquisa avançada em todo o mundo e continua acolhendo e apoiando o compartilhamento de conhecimento globalmente.
“Nossa estratégia concentra o investimento nas lacunas de inovação em P&D agrícola de café para gerar inovações que beneficiem os agricultores e se concentra nos desafios que muitas vezes são invisíveis no consumidor final da cadeia de abastecimento”, contou Jennifer. “Embora possam ser invisíveis para os consumidores, eles são essenciais para a disponibilidade contínua de cafés de diversas origens e impulsionam a oportunidade para as comunidades agrícolas que nos trazem esses cafés maravilhosos”, afirmou.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin