O World Coffee Research (WCR) lançou uma atualização importante em seu catálogo de variedades de cafés arábica (Arabica Coffee Variety). O inventário, que só possuía tipos encontrados na região da América Central, agora conta também com espécies do Quênia, Malawi, Ruanda, Uganda, Zâmbia e Zimbábue, totalizando 53 variedades.
Apresentando várias informações sobre cada uma delas, desde a aparência e traços agronômicos chave até a base genética e os direitos de propriedade intelectual, o catálogo funciona como um documento vivo, à medida que vai expandido seu alcance global. “Estamos muito orgulhosos em incluir países africanos na lista”, disse Christophe Montagnon, diretor científico do WCR e um dos autores do alistamento.
O inventário também inclui informações sobre quais variedades estão atualmente disponíveis por meio do programa World Coffee Research Verified, que certifica os produtores de semente de café e viveiros para melhorar a saúde, rastreabilidade e pureza genética das plantas de café.
Em sua criação, o WCR trabalhou com especialistas de toda a América Central e África, recebendo auxilio do financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e da UTZ/Rainforest Alliance. O catálogo é resultado de visitas a 16 países e entrevistas com quase 180 pessoas de mais de 100 organismos públicos e privados envolvidos nos setores cafeeiros nacionais ou regionais da América Central, Caribe e África.
As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin