Na última segunda-feira (13), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaram o Brazilian Coffees Webinar, evento digital que teve como objetivo mostrar como a cadeia produtiva do café e o Governo Federal vêm lidando com os desafios da pandemia de Covid-19 (coronavírus).
“Mostramos ao público, aos nossos clientes e aos parceiros internacionais que foi feita a adoção de todos os protocolos de segurança por parte dos agentes. Transmitimos a realidade de que o Brasil está preparado para honrar os compromissos com o consumo interno e as exportações, pois a cafeicultura nacional cumpre seu papel de preservar a vida de seus profissionais e produzirá cafés extremamente sustentáveis e com qualidade incrível”, comentou Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA.
O webinar contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que abordou o tema “Brasil: agronegócio e sustentabilidade”. Ela destacou que, para manter sua representatividade, o setor reforça a atenção aos aspectos de sustentabilidade na produção. “Manifestações recentes por parte de varejistas do Reino Unido e Alemanha já trazem preocupação aos produtores brasileiros. Precisamos, portanto, estar cientes e preparamos para essas crescentes exigências do mercado mundial”, afirmou.
Além dela, o fundador e conselheiro da BSCA, Marcelo Vieira, expôs o cenário geral do setor e passou informações a respeito do consumo interno e da preparação feita pelos cafeicultores para a realização da colheita. “A pandemia é muito desafiadora no Brasil e estamos aproximadamente no pico agora. Estamos oferecendo muitos materiais importantes para que os produtores estejam treinados e possam trabalhar com segurança”, contou Marcelo.
Na ocasião, Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), abordou o cenário do café solúvel brasileiro em meio aos reflexos da Covid-19 e o desempenho do segmento no consumo interno e nas exportações. “Nós estamos apoiados em três pilares básicos que englobam o lado econômico, social e ambiental das nossas atividades. O café solúvel brasileiro está comprometido com a sustentabilidade da produção de café no Brasil e a proteção ambiental na América Latina”, afirmou o presidente da Abics.
Para finalizar, o webinar teve a participação do diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, que trouxe o cenário vinculado à logística e às exportações nacionais do produto. “Com os impactos da pandemia de Covid-19, é cada vez mais relevante a confiança no produto e a transparência nas informações”, concluiu.
O Brazilian Coffee Webinar teve apoio-organizacional da Abics, do Cecafé, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Nacional do Café (CNC). Aos interessados, o vídeo está disponível no YouTube. Clique aqui para assistir.