A empresa vietnamita ShoeX lançou a AirX, primeira máscara facial do mundo feita com café vietnamita, antibacteriano, reutilizável e biodegradável. "A AirX não é apenas uma recomendação para ajudar a impedir a propagação do coronavírus, mas também preserva o planeta", afirma Thanh Le, fundador da ShoeX.
O descarte de máscaras faciais e resíduos médicos durante a pandemia de covid-19 está pressionando cada vez mais o meio ambiente. Segundo a ShoeX, durante a pandemia de na China continental, 116 milhões de toneladas de máscaras foram consumidas todos os dias. Especialmente durante o auge do surto, os hospitais de Wuhan liberavam cerca de 240 toneladas de resíduos médicos todos os dias. A maioria das 7,4 milhões de pessoas de Hong Kong há semanas aplica máscaras faciais de uso único todos os dias, na esperança de afastar o coronavírus.
"A máscara facial merece uma vida mais longa do que o uso único. A questão ecológica, segundo nós, não é o único ponto de venda do AirX, porque todos precisamos adotá-la por padrão, como um passo proativo para uma vida de hábitos mais limpos", diz Le.
As AirX são máscaras antimicrobianas com tecnologia antibacteriana dupla de 99,99% para duas camadas de proteção. A primeira camada é tecida a partir de fios de café usando a tecnologia PowerKnit, proporcionando um ajuste confortável, com suavidade para a pele sensível. Possui um filtro biodegradável desenvolvido pela nanotecnologia da prata e café. A máscara é lavável e reutilizável, enquanto o filtro não precisa ser lavado, mas pode ser substituído após 30 dias.
A AirX obteve a certificação AATCC 100 - o padrão da indústria têxtil para desempenho de tecidos antimicrobianos nos Estados Unidos - da QUATEST 3. "Para o próximo desenvolvimento, incorporamos com sucesso a tecnologia na produção da máscara de café AirX reciclada com o recurso N95. O produto será lançado em breve no mercado exigente", diz Le.
"A melhor coisa sobre a AirX é que é o primeiro passo para fornecer uma solução saudável com 100% de componentes veganos. Não é muito difícil começar a ficar atento aos nossos hábitos de consumo para produtos naturais e ecológicos. Com os recursos atuais, a AirX pode fornecer à produção em massa quantidades de até 10 mil máscaras por dia, associadas à alta taxa de demanda global de máscaras faciais”, completa o fundador.
Mais informações: www.shoex.net
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin