O Planalto Central do Vietnã registra, atualmente, um terço da precipitação esperada para o período. Se a situação persistir, há a possibilidade de redução do rendimento do café em 2%, quando comparado ao ciclo anterior. É o que aponta o relatório da Hedgepoint Global Markets, que analisa a atual situação climática do país e seu impacto potencial sobre a safra de café 24/25.
A relação entre precipitação e produtividade é especialmente importante no mês de abril, pois marca o início da estação chuvosa que vai definir a produção do ano, e que deve aumentar nos meses seguintes, compreendendo as fases de florada e enchimento dos frutos.
Se a tendência atual continuar, ou seja, um cenário de chuvas inconsistentes, a safra 24/25 pode ser ameaçada. Apesar da situação preocupante, há expectativas de melhora nas próximas duas semanas, o que pode favorecer a recuperação dos cafezais. O acompanhamento contínuo das condições de chuva é fundamental, já que seu impacto é significativo nas fases cruciais de desenvolvimento das plantações de café. Os modelos de previsão de chuvas, porém, sugerem melhora nas próximas duas semanas, o que pode recuperar a situação.