Produtores da região de Varginha (MG) iniciaram a colheita de café com uma expectativa de um rendimento 30% maior em relação à safra passada. Em entrevista ao site Notícias Agrícolas, o produtor rural do município, João Lincoln Reis Veiga, afirmou que o clima contribuiu para o bom desenvolvimento. “Tivemos chuvas na época certa e iniciamos a colheita em um período que não tem muita incidência de precipitações”, destaca.
As previsões climáticas indicam chuvas para esta semana, mas que não devem afetar os andamentos dos trabalhos de campo. “Dá para trabalhar com essa quantidade pequena de chuva, o problema é quando tem uma precipitação mais prolongada que prejudica a qualidade do café”, afirma João.
Por conta da indefinição da tabela de frete, os cafeicultores da região, estão gastando além do esperado para levar as produções aos armazéns e cooperativas. Em relação à sanidade das lavouras, o produtor ressalta que não tiveram grandes problemas com a ferrugem e que as áreas cultivadas seguem dentro da normalidade.
As informações são do site Notícias Agrícolas.