Uma pesquisa do International Trade Center (ITC) revelou que os varejistas europeus da Alemanha, França, Itália, Holanda e Espanha apresentaram uma demanda crescente por produtos de origem sustentável.
“Os consumidores buscam cada vez mais produtos que refletem o tratamento ético dos trabalhadores e são ambientalmente conscientes, como sabemos por pesquisas anteriores”, disse Arancha González, do ITC.
Ele acrescenta, portanto, que os varejistas implementam critérios comerciais justos e sustentáveis e apliquem padrões de sustentabilidade para atender às demandas dos consumidores, diminuindo os riscos de sustentabilidade em suas cadeias de suprimentos e evitando riscos de reputação da empresa.
De acordo com o relatório, O Mercado da União Europeia para Produtos Sustentáveis - Perspectiva de Varejo sobre Políticas de Fornecimento e Demanda do Consumidor, os produtores que atendem e adotem esses padrões enfrentam uma vantagem com relação a seus concorrentes que não estão comprometidos com a produção sustentável.
“As pessoas da União Europeia querem que o comércio internacional ande de mãos dadas com a sustentabilidade social, econômica e ambiental”, afirmou Cecilia Malmström, Comissária Europeia para o Comércio.
O Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C Services) disse que, com sua certificação, os auditores independentes terceirizados garantem a conformidade com critérios econômicos, sociais e ambientais para a produção e processamento de café, a fim de estabelecer cadeias de fornecimento de café sustentáveis e confiáveis.
A 4C Services discutirá, em sua primeira Conferência Global de Sustentabilidade 4C, no dia 6 de junho, em Berlim, na Alemanha, os requisitos do comércio e do consumidor final e a utilização de estratégias de sustentabilidade dos principais proprietários e comerciantes de marcas.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin