A próxima safra ainda é uma incógnita, porém, especialistas estimam um valor bruto da produção (VBP) de R$ 584,6 bilhões para as principais lavouras e pecuárias. Com isso, poderá ocorrer uma superação em porcentagem em relação a 2018, de 1,9%.
Para o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Garcia Gasques, um grupo relativamente pequeno de produtos sustentou o VBP neste ano. Foi o caso do algodão, com aumento de 47% no VBP, cacau (34,9 %), café (10,2%), soja (12,5%) e trigo (73 %). Esse grupo foi beneficiado por preços mais elevados no ano e também por extraordinário aumento de produção.
Os produtos que lideram a produção, como café, soja, cana-de-açúcar, milho e algodão herbáceo geraram 80% do valor das lavouras. Nesse grupo, a soja se destaca com o maior valor gerado, de R$ 143,5 bilhões em 2018.
Entre os estados pesquisados, a liderança do VBP é do Mato Grosso, seguido por São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que produziram 59,7% do valor total da agropecuária.
As informações são da Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa.