O uso de recursos hídricos de forma sustentável, o reaproveitamento da água e a preservação das fontes de fornecimento serão debatidos no 8º Fórum Mundial da Água, entre os dias 18 e 23 de março, na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
A diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, falará sobre o tema no dia 19. Ela ministrará três palestras em parceria com a Embrapa Café. As apresentações terão como foco as soluções que os cafeicultores e suas entidades de representação encontraram nas diversas etapas da cadeia produtiva para reduzir o consumo da água, evidenciando o uso racional desse recurso e a sustentabilidade da atividade cafeeira.
Vanusia Nogueira destaca que o envolvimento dos produtores de todo o mundo no esforço de gestão responsável da água deve ser potencializado com incentivos positivos à racionalização do uso dos recursos hídricos. "Para isso, é necessário que governos, organismos internacionais, organizações não-governamentais, empresas, consumidores e demais atores reconheçam os produtores rurais como parte da solução dos problemas de gestão da água", disse.
As instituições do agro nacional defendem o incentivo à ampla difusão de tecnologias ligadas à eficiência do uso da água, particularmente a irrigação, que promove desenvolvimento regional, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano, geração de renda, criação de empregos, além de garantir a segurança alimentar.
Nesse sentido, as entidades do setor orientam que as áreas susceptíveis a secas severas tenham facilitado o acesso à tecnologia, ao crédito e ao mercado, de forma que a propriedade rural seja potencializada como uma unidade de negócio.
O Brasil, com cerca de sete milhões de hectares irrigados, é um dos poucos países do mundo, senão o único, com capacidade para triplicar essa área de maneira sustentável, ampliando a oferta de alimentos, fibras e bioenergia para o planeta, isso porque o País utiliza apenas 2,6% de sua vazão para fins de irrigação, já desconsiderada a contribuição das bacias amazônicas.
Nos quatro dias do Fórum, o pavilhão da CNA contará com palestras sobre irrigação e o uso racional dos recursos hídricos no ciclo produtivo de diversas culturas da agropecuária brasileira. A BSCA apresentará diferentes métodos de preparo da bebida com cafés especiais de várias origens produtoras do País.