ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de cobre pode contribuir na produtividade do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, este ano, a produção do café arábica em Minas Gerais deve avançar 30,2% em relação ao ano passado, com 32,2 milhões de sacas. Um dos motivos é o ano de bienalidade positivo para o grão.

Esse crescimento exigiu cuidados dos agricultores no cafezal, que encontraram no uso de soluções nutricionais, como o micronutriente cobre, uma alternativa para superar estresses que acometem a planta ao longo do ciclo.

É o caso do produtor Felipe Lemos, que possui 25 hectares na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), atua como consultor técnico na região e vivenciou os desafios da safra de perto. “Neste ano observamos algumas deficiências nutricionais nas plantas e prejuízos à vegetação por conta do solo encharcado. Por isso investimos no uso de soluções nutricionais diversas, como o cobre, aminoácidos e cálcio. O que pudemos perceber foi uma melhora do pegamento da florada e de enchimento dos grãos. Além disso, com o uso do cobre tivemos uma maior retenção foliar, essencial para a definição do potencial produtivo da próxima safra, pois as folhas ajudarão na absorção de nutrientes e produção de fotoassimilados”, explica.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da Alltech Crop Science, o cobre é essencial para equilibrar a produção do hormônio vegetal etileno. Em altas concentrações, a substância pode causar queda intensa das folhas do cafeeiro e maturação antecipada dos frutos. Além disso, com o manejo adequado, o cobre traz benefícios fisiológicos para a planta durante todo o seu ciclo. “O cobre é um micronutriente relacionado a várias funções, como o processo de fotossíntese e a resistência natural da planta aos estresses oxidativos e climáticos. Portanto, é muito necessário em todos os períodos do cultivo, tanto na fase vegetativa, de crescimento de folhas e ramos, como também na reprodutiva, nos momentos de florescimento e frutificação. Uma planta deficiente desse nutriente terá uma queda maior de folhas, de flores e de frutos”, conta.

Marcos reforça que o cuidado nutricional adequado é essencial nos períodos pré e pós-colheita, contribuindo para uma recuperação mais eficiente. “A colheita dos grãos de café, seja de forma manual ou mecanizada, é uma fase muito estressante para a planta, pois terá quebra de ramos e folhas. Assim, acarreta em diminuição de seu metabolismo, que estará voltado para a recuperação. Então é de extrema importância que, tanto antes quanto depois da colheita, seja feito o manejo fitossanitário e de nutrientes, para que tenhamos uma maior atividade fotossintética”, afirma.

A manutenção da área foliar terá impactos, também, no desenvolvimento do cafeeiro nas safras seguintes. “As folhas são as grandes geradoras de energia para a planta, por meio do processo de fotossíntese. Os fotoassimilados serão destinados para o crescimento de ramos, enchimento e formação dos grãos, impactando diretamente na qualidade desse fruto. O cuidado durante todo o ciclo do cultivo, com a manutenção adequada das folhas, será essencial tanto no presente, quanto na safra seguinte, com o transporte de nutrientes e energia através dessas estruturas”, acrescenta Marcos.

Opção técnica

Para um fornecimento adequado de cobre no cultivo do café, Marcos sugere o uso da solução biotecnológica Copper Crop, desenvolvida pela Alltech Crop Science, empresa que desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura, com cobre de complexo orgânico em sua composição, o produto permite melhor aproveitamento do elemento, de forma sistêmica e segura. “A grande vantagem do Cooper Crop é sua formulação a partir de cobre biodisponível. Assim, observamos uma melhor absorção e resposta fisiológica da planta”, finaliza.

Mais informações: www.alltech.com/crop-science 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures