O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras e o Sistema Faemg, promoveram o curso “Trabalhador da Cultura do Café/Classificação e Degustação”.
As aulas foram ministradas no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Temas como cuidados na colheita e pós-colheita, mercado e tendências cafeeiras, classificação e indicadores de qualidade, torra, moagem, análise sensorial e degustação foram abordados.
Para o instrutor do Senar, Rafael Gustavo Morais de Oliveira, a experiência torna os participantes aptos a identificar os defeitos do café nas próprias lavouras em que atuam. “Temos também a parte sensorial, que pode instigá-los a se preparar ainda mais nesse assunto e ingressar, futuramente, na área de degustação. Muitos daqueles que fizeram o curso se apaixonaram e se tornaram bons degustadores de café”, conta.
“Foi muito importante para mim, que sou filho de produtor, aprender algumas noções básicas de classificação de café, torra e diferenciação de bebidas na classificação COB. Destaco também o contato que tivemos com o café conilon e os cafés especiais”, comenta Carlos Vinícius de Lima Bacili, um dos participantes.
As informações são da Ascom InovaCafé.