Na última quarta-feira, dia 3, foi realizado o XIX Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento reuniu cerca de 700 pessoas, dentre elas produtores rurais, estudantes, técnicos, extensionistas, pesquisadores e empresários da região.
Foto: Ascom InovaCafé
Sendo um dos maiores encontros técnicos da cafeicultura nacional, na qual contribui significativamente com os avanços científicos e políticos do setor, o evento tem como objetivo a diminuição dos custos de produção, a melhoria da renda dos cafeicultores o fortalecimento do desenvolvimento da cafeicultura, buscando o aperfeiçoamento da qualidade e da produtividade do café.
Foto: Ascom InovaCafé
“O Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores é um dos principais eventos e este ano foi um grande sucesso. Contamos com mais de 700 cafeicultores em um ambiente totalmente favorável à troca de informações e conhecimentos ligados a cafeicultura nacional”, disse Giovani Belutti Voltolini, coordenador geral do Núcleo de Estudos em Cafeicultura - Necaf - e graduando em agronomia pela Ufla.
Nesta edição, foram discutidos temas como a classificação física e sensorial do café, novidades na secagem do café, nutrição nitrogenada, otimização da água na cafeicultura, utilização de fertilizantes de eficiência aumentada, entre outros. “Os cafeicultores se atualizaram sobre a cadeia produtiva do café, por meio de palestras nas estações de campo, exposições das empresas com suas tecnologias e também pela interação entre os cafeicultores de todo o estado de Minas Gerais”, disse Giovani.
O evento faz parte do Circuito Mineiro da Cafeicultura, promoção do Governo de Minas Gerais por meio da Emater (MG), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ufla e prefeituras.
O Circuito é realizado nas quatro regiões produtoras de café de Minas Gerais, sendo elas Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. Serão mais de 30 etapas e grande parte das datas já estão confirmadas.