O Sítio Serra já é nome recorrente entre os vencedores do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. A agricultura na propriedade é familiar e tem Marcelo Morais e Edilaine Zaneti Morais à frente de cada passo. Neste sábado (29/10), foram anunciados os campeões da 9ª edição do Concurso e o casal levou o 1º lugar nas categorias Natural e Cereja Descascado. Esta é a terceira vez que eles vencem a premiação, as anteriores foram em 2013 e 2014.
A produção dos Morais é feita com Marcelo em campo, na colheita e despolpa do café, e Edilaine acompanhando toda seca, nos terreiros de cimento e suspenso. Eles cultivam catuaí amarelo, catuaí vermelho, mundo novo, catucaí vermelho. Os cafés campeões foram da variedade catuaí amarelo.
Ainda no dia 19, foram divulgados os vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2016, no qual o casal conquistou o 12º e 15º lugares na categoria Naturals. “Fizemos a colheita inteira, cada dia a gente fazia um lote e secava separado. No final, escolhemos os lotes. É muito trabalhoso, mas a recompensa veio!”, afirma Edilaine sobre a colheita seletiva que eles realizaram pela primeira vez. “Todos os produtores tem que fazer esse processo para ganhar qualidade hoje, não tem outro caminho”, completa Marcelo.
Veja como é feito todo processo de produção dos cafés no Sítio Serra, em Poços de Caldas (MG), na entrevista com os vencedores:
Os organizadores confirmaram que o desempenho geral na safra de 2016 teve queda no que diz respeito à qualidade. Após chuvas derrubaram cafés e acelerarem o processo de maturação do fruto ainda no pé, entre os meses de colheita de maio e junho. Por isso, a comissão julgadora do Concurso decidiu fazer o leilão com cartas fechadas. No processo, os compradores fizeram os lances sem saber da oferta dos demais, as cartas foram abertas e o comprador que fez o maior lance arrematava o lote de cafés especiais.
Vencedores, organizadores e compradores dos Cafés Finalistas do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas
Ao fim, somente foram comercializados os primeiros lugares. Veja, abaixo, os ganhadores:
1º Lugar – Marcelo Morais – Sítio Serra - Comprador Volcano Origin Coffees - R$ 1.050 a saca.
2º Lugar – Joselina Flora e outros – Fazenda Cachoeirinha
Categoria Cereja Descascado:
1º Lugar – Marcelo Morais – Sítio Serra - Comprador Bourbon Specialty Coffees - R$ 1.110 a saca.
2º Lugar – José Edvaldo Gonçalves – Fazenda Barra
2º Festival do Café
A revelação dos vencedores do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas integrou a programação do 2º Festival do Café da cidade. O evento contou com palestras como do Clemilson José Pereira, presidente da Associação Fairtrade Brasil que falou sobre Comércio Justo, já que na ocasião também foi comemorado no evento o Dia Municipal do Comércio Justo. Para falar sobre Cooperativismo, o evento trouxe João Carlos Leite, presidente da Associação de Produtores de Queijo da Canastra – Aprocan, em São Roque de Minas, que tem o papel de representar o produtor, desenvolvendo iniciativas que fortaleçam a atividade do queijo na região e abrindo portas em novos mercados.
Por fim, Paulo Henrique Leme, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) na área de Marketing e Empreendedorismo, abordou o tema do desafio dos cafés especiais brasileiros. (Confira um trecho da palestra aqui) Houve, ainda, exposição de várias marcas de café de Poços de Caldas e região, maquinários e equipamentos, artesanatos e entidades relacionadas à produção do café.