Niguse Gemeda Mude venceu o primeiro Ethiopia Cup of Excellence (COE) com seu café natural Sidama, que atingiu 91,04 na competição. Este foi um dos três cafés a marcar mais de 90 pontos no concurso, cada um recebendo o Prêmio Presidencial. O Rumudamo Coffee Industry Trade obteve 90,89 pontos e o RumuDamo obteve 90,25 pontos, com 74110 cafés varietais lavados, ambos da Sidamo.
Os organizadores do COE, Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Ethiopian Coffee and Tea Authority, junto com a Feed the Future Ethiopia Value Chain Activity, da USAID, anunciaram os 28 melhores cafés da competição, que serão vendidos em um leilão online no dia 25 de junho.
"É emocionante saber que meu café chegou até aqui. Ser o número um era o que eu pretendia. Estou muito feliz em promover nosso excelente café e em aproveitar as oportunidades de mercado que acompanharão o resultado. É uma honra receber o reconhecimento especial. Isso me incentiva a fazer mais”, diz Gemeda.
A Dra. Adugna Debela, Diretora Geral da Ethiopian Coffee and Tea Authority, diz que o sucesso da competição é resultado do comprometimento da equipe organizadora e dos produtores participantes. “Foi tomada a decisão de avançar com a concorrência, ajustando-se às novas realidades criadas pela covid-19. Tivemos que mudar o plano original para conduzir a competição na Etiópia e enviar a amostra de cada café ao júri. Isso valeu a pena com a conclusão bem-sucedida da competição, o que beneficiará os produtores e o país como um todo”, afirma Debela.
Ato Getinet Ameha, especialista sênior em gestão agrícola da USAID, diz que a competição e o resultado são um passo importante para promover o melhor do café etíope em todo o mundo. “Gostaria de felicitar todos os vencedores que fizeram um trabalho incrível, entrando no café da melhor qualidade. Nós, da USAID, temos o prazer de apoiar a Cup of Excellence, pois beneficiará os produtores e o país”, afirma o especialista.
A ACE diz que os compradores internacionais também estão animados em participar do leilão online de junho, com mais de 134 já registrados. “A competição quebrou vários recordes, incluindo o maior número de inscrições e de compradores registrados para o leilão. Parabéns a todos os vencedores”, aponta Darrin Daniel, diretor executivo da ACE.
Mais informações, clique aqui.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin