ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Torra do café é tema de diferentes painéis na Semana Internacional do Café 2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Transformar o café cru em grãos secos prontos para a moagem é um processo complexo e fundamental para a qualidade da bebida. A torra é uma arte que exige prática e conhecimentos físicos e químicos para obter o melhor do grão em sabor e aromas. Pensando nessa importância, a Semana Internacional do Café proporcionou encontros para destacar os pontos importantes dessa ciência.

O primeiro deles, realizada no dia 18 de novembro, teve a mediação do músico e coffee lover Lucas Lima, que desde o início da apresentação, deixou claro o amor e carinho pelo mundo do café. “Sempre quis participar desse evento ao lado de profissionais incríveis que entendem de tudo do setor”, afirmou. O painel contou com a presença dos mestres de torra Bruna Mussolini, Tiago de Mello e Thiago Sabino, que falaram das particularidades da profissão e as inúmeras possibilidades que o estilo de torrefação de cada podem trazer para o paladar do consumidor.

De acordo com o Thiago Sabino, o desenvolvimento da produção de diferentes cafés também ampliou as possibilidades de aplicação de técnicas de torra, sendo possível trabalhar resultados sensoriais distintos em um mesmo tipo de grão. O especialista pontuou que é importante conhecer a parte química e os fatores como densidade e estrutura molecular, mas por outro lado, existe um conhecimento intrínseco, que vai além das características técnicas. “Ir para o campo e conhecer a história por trás do grão faz toda a diferença. Voltamos para a torrefação com mais gás”, afirmou.

A mestre de torra Bruna Mussolini também destacou que para a profissão é necessário conhecer todas as vertentes da cadeia do café. Além disso, um bom torrador tem que ser um bom degustador e provar muitos cafés para a abertura de horizontes e a criação de uma memória de sabores. “Quanto mais informações, menor fica a margem de erro de uma torrefação. Por outro lado, é sempre importante o feeling pessoal. Quando você estuda café o seu instinto carrega sua técnica”, disse.

Com uma torrefação dedicada a própria cafeteria, o torrefador Tiago de Mello também contribuiu com sua experiência. “Ao receber o café verde é importante iniciar um estudo desse grão, analisar as informações sobre a colheita e demais especificações. O café é um produto sensível e tem muito o que oferecer”, concluiu.

Os desafios do mercado de microtorrefação

Visando a excelência na qualidade do café, a microtorrefação ganha cada vez mais espaço entre empreendedores. Os desafios da implementação desse processo também foi assunto na SIC, que para essa pauta contou com a participação das empresárias e especialistas em torra Gelma Franco e Paula Dulgheroff, e dos consultores e baristas Fernando Santana e Renato Gutierres.

Durante a apresentação, os convidados pontuaram a importância de investir na capacitação de todos os profissionais envolvidos na produção cafeeira, para que os investimentos dos cafés especiais façam sentido, incluindo a implantação de uma torrefação, que exige dedicação e planejamento. “Quando falamos de negócios, temos que pensar em todos os fatores que envolvem a utilização dos equipamentos para que eles não fiquem ociosos ou super utilizados”, alertou Gelma Franco.

Já em outro painel sobre o assunto, o também empresário Luiz Melo ressaltou que o sucesso da torra é um mix entre muito estudo e muita prática. “É muito gratificante ver que o mercado de café está crescendo, formando novas oportunidades de negócios e demandando profissionais especializados que estão pensando na qualidade contínua”, finalizou.

Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
Quando: 18 a 20 de novembro
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures