O título do Campeonato Brasileiro de Barista foi, pela segunda vez, para Thiago Sabino. O bicampeão havia vencido a competição em 2015 e, mesmo assim, não deixou de se emocionar ao receber novamente o troféu de primeiro lugar. No ano passado, ele ficou em terceiro, atrás dos baristas Martha Grill e Léo Moço.
Com o título de campeão de 2018, ele tem direito a representar o Brasil no Campeonato Mundial de Barista, que acontece em Amsterdã, na Holanda, de 20 a 23 de junho. O nacional aconteceu de 26 a 28 de janeiro, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Em segundo lugar ficou o paranaense João Augusto Michalski, do Café du Coin. O terceiro colocado também veio do Sul do Brasil: André Martinelli, da Baden Torrefação, único gaúcho da competição.
O Campeonato reuniu 24 competidores, do Sul, Sudeste e Nordeste. Entre eles, figurinhas famosas, como Lucas Salomão, da Pasquale Máquinas; Estela Cotes, do Café do Moço; e Martha Grill, do Octavio Café. A competição ainda contou com novatos, que não deixaram a desejar. Uma surpresa foi a barista autônoma Franciele Gomes, de Campinas (SP), que participou pela primeira vez, encantou os juízes com sua apresentação e emplacou um lugar na grande final. Ela ficou na sexta colocação.
A escolha do Rio de Janeiro se justifica, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), organizadora do evento, com a necessidade eminente de se estimular o consumo de cafés de qualidade na capital fluminense. Essa preocupação se manifestou nas apresentações de alguns baristas: afinal, o Rio é a porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil, e é muito difícil encontrar boas cafeterias na cidade. A ideia da competição foi estimular o consumo desse mercado entre os cariocas.
Veja as colocações dos finalistas:
1º lugar – Thiago Sabino, do Cafés Especiais do Brasil (SP)
2º lugar – João Augusto Michalski, do Café du Coin (PR)
3º lugar – André Martinelli, da Baden Torrefação (RS)
4º lugar – Lucas Salomão, da Pasquale Máquinas (SP)
5º lugar – Fernando Santana, da Baristando (SP)
6º lugar – Franciele Gomes, autônoma (SP)