A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segue para mais um levantamento da safra de café em São Paulo. A equipe estará em campo entre os dias 15 e 27 de novembro, pesquisando dados relativos à área, produção, produtividade e comercialização do grão. Também serão avaliadas informações sobre o comportamento da cadeia produtiva diante das adversidades climáticas ocorridas ao longo de 2021.
Atualmente, São Paulo apresenta regiões altamente significativas para a cultura do café, em especial a região de Franca, que se destaca pelos grandes produtores e pela colheita por meio de máquinas; a divisa com Minas Gerais – compreendendo os municípios de João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal e Caconde –, cuja produção caracteriza-se pela colheita manual em razão de sua topografia montanhosa; e a região central paulista – representada pelos municípios de Garça, Marília, Tupã e Jaú – caracterizadas pelo uso da irrigação.
No último levantamento da safra de café, a produção foi estimada em 4 milhões de sacas, predominando o tipo arábica. Vale lembrar que a cultura do café é de suma importância para a balança brasileira de exportações. O boletim do 4º Levantamento da Safra de Café 2021 será divulgado no dia 16 de dezembro, no site da Conab.