A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, na manhã de hoje (11/06), no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução que formaliza a anulação da tabela com preços mínimos do frete rodoviário editada na última quinta-feira (07/06) com revisões em relação à primeira, do dia 30 de maio.
A discussão sobre a nova tabela acontece desde a semana passada e foi revisada pelo governo depois de grande pressão do setor produtivo, que afirmou um aumento de 150% nos preços do frete na primeira versão. Já a segunda tabela procurou diminuir o custo para o agronegócio e indústria e contrariou os caminhoneiros, já que trazia um corte médio de 20% nos preços.
Este impasse fez com que o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, revogasse a segunda tabela pouco tempo depois da divulgação na noite de quinta-feira. Uma terceira versão dos preços está em discussão desde a semana passada e pode ser elaborada em substituição à primeira, que segue em vigor.
Hoje pela manhã representantes de Caminhoneiros com a área técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniram para formular uma nova versão da tabela que fixa preços mínimos para o frete de carga rodoviária. Segundo fontes da área técnica da agência, uma nova versão da tabela já está bem encaminhada, após reuniões internas do governo realizadas no fim de semana.