ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sul de Minas deve produzir cerca de 18 milhões de sacas para safra 2020/2021

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O 3º Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que Minas Gerais deve alcançar um novo recorde na produção de cafés para a safra 2020/2021, com um volume estimado em 33,5 milhões de sacas. Caso isso se confirme, a produção vai superar as 33,4 milhões de sacas de 2018, considerada recorde da produção mineira.

Segundo o assessor especial de Cafeicultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Niwton Morais, os dados são compatíveis com a estimativa apresentada pela Conab em janeiro. “Esse crescimento na produção é decorrente da bienalidade típica da cafeicultura, que é a alternância entre uma safra alta ou cheia e uma safra baixa. A safra atual se caracteriza pela bienalidade positiva e essa variação é bastante consistente com a expectativa que se tinha. Além disso, as condições climáticas foram favoráveis e não faltou chuva nas principais regiões produtoras, garantindo a qualidade da produção”, explica.

Para Niwton, o volume recorde da produção mineira não deve causar impactos em termos de redução significativa de preço. “Os estoques mundiais de café estão num patamar muito baixo e é possível que se mantenham nesse nível por mais um tempo porque, ainda que a safra brasileira desse ano seja bastante alta, a safra mundial não será tanto. O que se espera é que a reposição de estoque não será grande a ponto de causar uma redução importante no preço”, analisa.

A produção do café arábica é predominante no estado, respondendo por 99,1% da safra. O Sul de Minas (Sul e Centro-Oeste) é a principal região produtora, com 54,4% do total de café produzido no estado. A produção da região, nesta safra, deve alcançar 18,2 milhões de sacas, com crescimento de 30,3% em relação à safra anterior. O ganho de produtividade será 20,2% superior, alcançando 33,82 sacas por hectares numa área em produção de 538,5 mil hectares.

A Zona da Mata Mineira (Zona da Mata, Rio Doce e Central) deve ter um crescimento de 60,6% no volume produzido, chegando a 8,6 milhões de sacas. A região também vai registrar aumento de 2,6% na área e 56,5% na produtividade.

O Cerrado Mineiro (Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste) terá aumento de 4,5% na área cultivada e 23,6% na produtividade. A produção regional vai alcançar 5,9 milhões de sacas, com crescimento de 29,1% em relação à safra anterior.

Para o Norte de Minas (Norte, Jequitinhonha e Mucuri) é aguardado um pequeno crescimento de 0,7% na área plantada e 13,1% na produtividade. O volume deve alcançar 716 mil toneladas, 13,9% superior à safra passada.

As informações são da Seapa MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures