O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, válido nas próximas 24 horas. "Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial.
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destaca uma frente fria entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, associada aos altos níveis da atmosfera, favorecem a formação de área de instabilidade, deixando toda área em alerta.
Já de acordo com a previsão da Climatempo, ainda nesta segunda-feira (30) as precipitações começam a se espalhar e chegam até o centro-sul mineiro. "O que incluí a região de Belo Horizonte, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. A chuva ainda ocorre de forma muito fraca e isolada, mas já alivia a situação de tempo seco", complementa a consultoria.
A tendência é que o sistema continue influenciando as condições do tempo na terça-feira (31). "Em todo o leste de Minas Gerais o tempo fica encoberto, o sol quase não aparece e já estão previstos alguns temporais para a região, principalmente sobre a Zona da Mata. Nas outras áreas a chuva ocorre em forma de pancadas e vem acompanhada por trovoadas. O tempo só fica firme mesmo no extremo sul e em uma pequena região do triângulo mineiro", afirma a previsão.
Já no Espírito Santo, o modelo Cosmo do Inmet, prevê precipitação acumulada nas próximas 24 horas, entre 60mm e 70mm em algumas áreas do estado. No Rio de Janeiro, a tendência é de acumulados de até 20mm nesta segunda-feira.
Para as demais áreas do país, como a região Central, o Instituto mantém a condição de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. No Sul do País, após a passagem da frente fria a tendência também é de tempo seco neste início de semana.
As informações são do Notícias Agrícolas.