ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sua propriedade é socialmente sustentável?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Daniela Quitanilha, de Belo Horizonte

Práticas corretas de produção são importantes para o lucro, qualidade do café e redução dos gastos na lavoura. Falar de sustentabilidade não está associada apenas a medidas ambientais, mas também a princípios de gestão de pessoas. Contratar trabalhadores de acordo com a legislação, oferecer condições adequadas de moradia e prevenir acidentes são algumas medidas de produção socialmente sustentáveis.

Para a coordenadora do grupo de pesquisa sobre direitos humanos e empresas da Fundação Getúlio Vargas, Flávia Scabin, é responsabilidade da empresa ou empregador respeitar os direitos humanos, evitando atividades que gerem impactos negativos e enfrentando as consequências caso ocorram. De acordo com a professora, um exemplo é o trabalho infantil no estabelecimento da empresa subcontratada. “Ainda que a empresa não tenha diretamente contratado crianças, existe uma relação direta entre os produtos e a violação a direitos humanos”, explica.

Segundo Flávia, ao tomar conhecimento de uma situação como essa, a empresa tem a responsabilidade de adotar medidas que impeçam ou previnam que seus fornecedores usem trabalho infantil nas suas produções. A professora participou, nesta terça-feira (20), do Café em Pauta, evento do Projeto Mesa de Café, promovido pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Belo Horizonte (MG).

Em sua apresentação, a Oficial de Projeto do escritório da OIT no Brasil, Patrícia Lacerda, falou da importância do trabalho decente para o fortalecimento da economia. Para a OIT, trabalho decente é a atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. “Todas as pessoas que trabalham têm direitos, assim como níveis mínimos de remuneração, proteção e condições de trabalho que devem ser respeitadas”, explicou.

Patrícia ressalta que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. Portanto, melhores condições de trabalho proporcionam mais qualidade de vida aos trabalhadores e aumento da produtividade da mão-de-obra empregada.

O coordenador do Mesa de Café, Ebenézer de Oliveira, disse que novas reuniões serão agendadas com o foco de trocar informações e experiências para que o Brasil se torne referência de cadeia sustentável com respeito aos direitos humanos, transparência, rastreabilidade e promoção do trabalho decente. Os esforços do InPACTO não são para o Brasil competir com outros países e sim colaborar.

Para isso, o Instituto tem feito estudos e levantamentos sobre as condições dos trabalhadores no campo. A ideia é ouvir produtores, trabalhadores e governo para traçar medidas de erradicação das inaceitáveis condições de trabalho. “Vamos diagnosticar os problemas e oferecer soluções levando em consideração as particularidades e diferenças de cada região”, explicou Ebenézer.

O Mesa de Café é uma parceria do InPACTO com a Catholic Relief Service. O projeto começou ano passado e pretende mobilizar os produtores e empresários do setor cafeeiro, governos e organizações afim de fomentar a transparência das ações de proteção social na produção de café brasileiro, inicialmente em Minas Gerais, estado responsável por mais da metade da safra nacional. A estimativa é que a cadeia gera 3 milhões de empregos diretos e indiretos.

O Café em Pauta teve a participação de representantes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), da Plataforma Global do Café e da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures