ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks investe US$ 35 milhões para transformar funcionários em "embaixadores da marca"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2012

1 MIN DE LEITURA

2
0
Muitas empresas costumam coroar o cliente como o rei dos seus negócios. Mas, como afirma Tom Peters, "se você quer colocar o cliente em primeiro lugar, coloque acima dele aqueles que o servem - os seus colaboradores". Essa é a estratégia da multinacional Starbucks: a companhia está investindo US$ 35 milhões para transformar os baristas de suas lojas em verdadeiros "evangelistas" da marca.

"Os funcionários são os verdadeiros embaixadores da nossa marca e os principais catalisadores da satisfação dos clientes" escreveu Howard Schultz, CEO da Starbucks, em seu livro, Onward (Em Frente). Se eles tiverem razões para acreditar no próprio trabalho e acreditarem que são parte de uma missão maior, a experiência do consumidor certamente será a melhor possível.

De acordo com a Fast Company, as maiores empresas norte-americanas gastaram, no ano passado, US$ 67 bilhões em treinamento e capacitação de funcionários, algumas de maneira mais criativa do que as outras. Só a General Electric desembolsa US$ 1 bilhão anualmente.

No caso da Starbucks, foi desenvolvido o Leadership Lab, um laboratório para o treinamento de 9,6 mil gerentes de unidades. As ações incluem acesso direto dos pequenos gerentes do varejo aos maiores gestores do processo de torrefação, desenvolvimento e atendimento ao consumidor.

Mas o que destaca o programa de capacitação é a ambientação dos locais de treinamento, com luzes, música e grandes telas, tudo para mexer com os sentidos e emoções dos gestores em relação à marca e sua cultura. "o sucesso do comerciante depende de sua habilidade de contar uma história. O que as pessoas veem, ouvem ou fazem quando entram em um ambiente orienta os seus sentidos, atraindo-as para a celebração, independente do que o vendedor tem a oferecer", garante Schultz.

As informações são do Portal Administradores, adaptadas pela equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRE SANCHES NETO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 25/10/2012

Andrea, muito obrigado pela informação. A tradução do título do livro já foi atualizada no texto.



Um abraço,



André
ANDREA MAGLIARI DIB DIAS

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/10/2012

Uma correção: o livro Onward já foi traduzido para o português, com o título Em Frente, assim como outra obra de Howard Schultz, Pour Your Heart Into It, que pode ser adquirida no Brasil com o título de Dedique-se De Coração. O livro Em Frente eu já vi à venda, inclusive, em lojas da Starbucks, aqui no Rio de Janeiro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures