Inovação e sofisticação na indústria cafeeira mundial abriram importantes oportunidades de negócios em vários países para o café colombiano. Isso foi evidenciado na apresentação Oportunidades para exportação de café, por representantes do ProColombia e da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), como parte da agenda acadêmica da Cafes of Colombia Expo, importante feira de café especial da América Latina e no Caribe, que acontece em Corferias.
A Alemanha se tornou o 2º comprador de café colombiano, por conta, em grande parte, de ter se tornado um grande re-exportador de café processado. No Reino Unido e na China, a bebida continua ganhando terreno contra o chá, que há décadas é a alternativa tradicional e mais consumida. No caso do México, o consumo de café solúvel registrou um crescimento importante.
Em países como Turquia, México e Brasil, o consumo foi se sofisticando, enquanto que no Canadá (4º destino do café colombiano), Holanda e França, a inovação em produtos e apresentações se intensificou.
"Vimos que os consumidores procuram cada vez mais café autêntico e de boa qualidade", disse Margarita Arango, coordenadora de alimentos agroalimentares da vice-presidência de inovação e inteligência setorial do ProColombia. Em 2018, segundo dados do ProColombia, o café colombiano chegou à Letônia, Chipre, Lituânia, Croácia e Líbia, entre outros países.
Ética e sustentabilidade também começaram a desempenhar um papel crucial no consumo. De acordo com pesquisas recentes, na Alemanha, 47% dos consumidores pensam que as marcas éticas são as únicas que valem a pena a aquisição, enquanto que no Reino Unido 45% das pessoas estariam dispostas a pagar mais se o preço for pago às comunidades produtoras.
As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santi