Um estudo da indústria revelou que o número de americanos que bebem uma xícara diária de café alcançou o nível mais alto desde 2012. O consumo em casa e a preferência pelas bebidas gourmet são fatores importantes para este crescimento.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Nacional do Café (NCA), divulgada durante a reunião do grupo em Nova Orleans, foram entrevistadas cerca de 3 mil pessoas. Neste ano, 64% dos americanos de 18 anos ou mais disseram ter tomado uma xícara de café no dia anterior. Em 2017, este número foi de 62%, aproximadamente igual aos níveis vistos pela última vez, em 2012.
Mesmo com a demanda de refrigerante e suco em declínio no último ano, a pesquisa ressalta um forte mercado dos EUA para o café. Além dele, água engarrafada e chá foram categorias com maior crescimento nos últimos anos.
O café é um ponto de atenção para a indústria alimentar global, que enfrenta uma demanda estagnada em relação a outros produtos. Nos Estados Unidos, os produtos prontos para beber estão apresentando crescimento. No Brasil, as cápsulas e o café torrado são um mercado crescente.
Entre os americanos entrevistados, a preparação em casa continua sendo o ponto dominante no consumo, com 79% dos entrevistados dizendo que tomaram uma xícara de café em casa no dia anterior. O café consumido em cafeterias e outros locais totalizou 36%.
A demanda por café gourmet, que inclui bebidas à base de espresso e prontas para beber, se manteve estável em relação aos níveis de 2017. O segmento continuou recebendo um impulso dos consumidores mais jovens, com 48% dos millennials dizendo que tomaram uma xícara de café que consideram gourmet no dia anterior.
“Nos EUA, houve uma grande mudança em direção ao gourmet”, disse Michael Edwards, consultor de mercado na apresentação. Segundo ele, este ramo do consumo representa mais da metade do mercado.
Os principais torrefadores de café têm tentado aproveitar. O fabricante de Folgers, JM Smucker, está lançando uma nova linha premium este ano, e a Nestlé, no ano passado, comprou uma participação majoritária na cadeia de café especial Blue Bottle Coffee.
O uso de aplicativos para smartphones e serviços de entrega continua sendo um nicho. Segundo a pesquisa, 9% dos americanos que beberam café na semana passada disseram que o solicitaram através de um aplicativo.
As informações são da Reuters / Tradução Juliana Santin