O Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) iniciou nesta semana o Programa Semear da Esperança, que tem como objetivo realizar a testagem do coronavírus em 300 mil produtores e trabalhadores rurais paulistas. A ação está sendo desenvolvida em parceria com sindicatos rurais, universidades e demais entidades do estado de São Paulo, com apoio da Fio Cruz.
"O agro nunca parou, mesmo no começo da pandemia de Covid-19 em 2020", afirma Fábio Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP. "Agora, nessa nova onda que está atingindo o Brasil, é fundamental monitorarmos a situação de forma que o homem do campo continue suas atividades, garantindo o abastecimento e a alimentação da população", completa.
Além da identificação de possíveis pessoas contaminadas pela doença, o objetivo da testagem também é mapear a situação da Covid-19 no meio rural. Para isso, está sendo aplicado testes do tipo IGG/IGM.
A testagem está sendo dividida em duas fases. Na primeira, estão participando 15 sindicatos pilotos: Avaré, Barra Bonita, Caconde, Franca, Itu, Itapetininga, Ourinhos, São José do Rio Preto, Bananal, Sertãozinho, Jales, Miracatu, Bragança Paulista e Guaíra, totalizando 123 mil testes. Para a segunda fase, que ainda não tem data de início, participarão os sindicatos rurais interessados que se inscreverem no Programa.
"No começo da pandemia, ainda no ano passado, apoiamos a produção de 3,5 milhões de máscara para os produtores rurais, além de oferecermos informações para que os trabalhadores do campo pudessem desempenhar suas atividades de forma segura. O setor mais uma vez dá um exemplo de força e organização", destaca Tirso Meirelles, vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.