O VI Simpósio de Mercado & Certificação de Café, promovido pela monteCCer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo, levou cerca de 300 pessoas entre produtores, técnicos e agrônomos no Pelicano Eventos em Monte Carmelo (MG).
Com foco na transformação digital presente em toda cadeia da cafeicultura, o evento contou com a abertura feita pelo presidente da monteCCer e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o cafeicultor Francisco Sérgio de Assis que enalteceu a importância de eventos como esse que trazem informação para que o produtor possa também olhar para o futuro e se preparar para ele.
O primeiro debate foi sobre os Benefícios da Transformação Digital para a Produção de Cafés Diferenciados, com a visão do professor do PECEGE, João Henrique Rosa e Emerson Alvarenga, especialista em gestão de equipes nas fazendas que explicaram que o produtor precisa conhecer as tecnologias e implementá-las em sua propriedade. O produtor César Jordão, de Monte Carmelo, mostrou de forma prática o uso de ferramentas digitais para produção e manejo em sua propriedade que tem sido de grande importância para a melhoria da sua gestão.
Já no debate O Mercado de Cafés Diferenciados Mudou? participaram 3 grandes exportadores que operam no Brasil: Carlos Santana da Eisa; Gunter Hausler da Stockler e Rodrigo Costa da Comexim USA. Em uma de suas conclusões eles afirmaram que o mercado está se voltando para a origem já que os consumidores estão buscando café com maior qualidade e querem conhecer a procedência do produto que estão consumido.
O presidente do Conselho Nacional do Café, Deputado Federal Silas Brasileiro, esteve presente e respondeu a diversas perguntas relacionadas à Politica Cafeeira e também ao planejamento estratégico da cafeicultura brasileira que está aos cuidados da entidade, já que o CNC percorreu diversas regiões cafeeiras e ouviu as demandas dos próprios produtores.
O dia foi encerrado pela palestra com o tema Sucessão nas Fazendas e os Impactos da Transformação Digital das Famílias sob a visão de Martha Gabriel, especialista em Inovação e Educação Digital.
Toda a renda obtida com a venda dos ingressos, totalizando R$ 5.760 – foi destinada para Associação Luta pela Vida e para o Centro de Aprendizado Djalma Teodoro em Monte Carmelo.