Os cursos do Sistema Faemg/Senar Minas estavam suspensos desde o dia 23 de março, quando a Secretaria de Saúde do Estado determinou a paralisação das atividades escolares em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No entanto, as atividades da entidade continuaram sendo executadas com os funcionários trabalhando em home office. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também manteve as ações, respeitando todas as medidas protetivas necessárias.
Na Regional do Sistema Faemg / Senar Minas em Passos, os atendimentos seguiram o ritmo normal a partir da segunda semana do isolamento. Segundo o supervisor do Programa ATeG, Marco Aurélio Gomes Schuffner, na primeira semana, quando as informações ainda não estavam claras, o produtor ficou receoso com as visitas dos técnicos, mas na segunda a rotina de trabalho foi se estabelecendo.
Entre as medidas adotadas estão o uso do álcool em gel, máscara e a possibilidade do atendimento remoto por telefone ou e-mail, quando o produtor opta por não receber o técnico na propriedade. Esse caso, segundo Marco, aconteceu apenas em duas propriedades onde os produtores integram o grupo de risco. “Os técnicos farão o controle com as informações repassadas por telefone pelos produtores. Assim que esse período de isolamento social for concluído eles farão as visitas às propriedades”.
O gerente da Regional, Rodrigo de Castro Diniz, destaca que atualmente são trabalhados 16 grupos de ATeG na sua área de atuação, que atendem o segmento da cafeicultura, piscicultura e bovinocultura, abrangendo aproximadamente 480 produtores, cujos resultados positivos do trabalho já são constatados.
A previsão de retorno dos cursos está prevista para 27 de abril, respeitando todas as normativas de segurança previstas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, e em acordo com instrutores, entidades cooperadas e participantes.
Educação à distância
A entidade vem trabalhando vídeos no YouTube para o produtor rural e ainda haverá material de apoio físico para ser distribuído pelos sindicatos, para que as informações cheguem inclusive onde a internet é precária.
Nesse sentido, o Senar Minas iniciou a produção de três cursos voltados para a prevenção e cuidados com a doença. Os vídeos vão ensinar aos produtores rurais técnicas de prevenção ao coronavírus, cuidados na alimentação e produção de máscaras caseiras. Outros temas serão desenvolvidos durante o período de isolamento social.
As informações são da Assessoria de Imprensa Senar Minas.