A Semana Internacional do Café (SIC) foi palco do Hackathon AgroUp, maratona promovida pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), por meio do INAES, em parceria com o Sistema CNA, Senar Nacional, AgroUp, Sebrae, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e a InovaHub.
O grupo, formado por estudantes do Instituto Federal Sul de Minas - Campus Muzambinho, venceu outras oito equipes no desafio de inovação tecnológica em 48 horas. Luís Felipe Alves, Natanael Fabrício Batista, Rafael Marques Ribeiro e Rene Staut Neto desenvolveram um aplicativo de gestão da cafeicultura baseado no envio de mensagens de áudio. A equipe foi premiada em R$ 5 mil e receberá um ano de mentorias para desenvolver a ideia e transformá-la em negócio.
“A Redditus/Giga identificou que os produtores têm dificuldades em utilizar as tecnologias de gestão financeira já existentes no mercado, porque a interface, geralmente, é pouco amigável. Realizaram pesquisa com cafeicultores durante a SIC e descobriram que 100% dos entrevistados utilizam diariamente o WhatsApp. A grande sacada foi desenvolver uma ferramenta com interface similar ao WhatsApp, em que o produtor envia mensagens de áudio, que são transformadas em dados para compor um relatório mensal de inteligência que auxiliará o produtor a superar seus gargalos”, explica a coordenadora do escritório de inovação do projeto AgroUp em Minas Gerais, Gisele Ramos.
A superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), Silvana Novais, aponta que a maratona é uma oportunidade para fomentar o ambiente de inovação no estado e apoiar o surgimento de novas tecnologias e soluções para problemas reais enfrentados pelos setores produtivos do agronegócio, visando maior competitividade, sustentabilidade e eficiência.
As informações são da FAEMG.