Na última segunda-feira (23) o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Pedro Guimarães, assinou ao lado do ministro Blairo Maggi, um termo de autorização para o uso da marca “O Melhor do Agro Brasileiro”, instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo Guimarães, com isso, os cafés solúveis dos associados da Abics adquirem o direito da utilização do selo “Brazil Agro – Good for Nature”, que evidencia a sustentabilidade na fabricação dos produtos.
Foto: Abics
De acordo com o Mapa, o plano surgiu com o objetivo de ressaltar a qualidade, a inocuidade e a sustentabilidade dos produtos agropecuários nacionais, visando à promoção da produção agropecuária brasileira no mercado internacional.
O presidente da Abics enaltece o foco do plano criado pelo Mapa, que é voltado à organização da informação disponível sobre os temas que trazem impacto na consolidação da imagem do agronegócio brasileiro e à instituição de marca específica, como o selo Brazil Agro – Good for Nature.
“O Brasil precisa mostrar ao mundo a sustentabilidade da produção agro, convergindo ao reconhecimento internacional de nossa sustentabilidade, ao fortalecimento da qualidade de nossos produtos, à afirmação de origem e qualidade, à conformidade internacional e à consolidação da imagem como forma de agregar valor. E isso será possível através do selo Brazil Agro”, conclui Guimarães.
O Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) também assinou o termo para uso do selo. O diretor geral do Cecafé mencionou que esse foi o primeiro passo para que os exportadores do setor passem a usar o selo. “Há outras etapas a serem cumpridas. Estamos debatendo com as demais entidades do café para viabilizar o quanto antes”, conclui.