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Sebrae e Embrapa oferecem inovação e gestão aos pequenos negócios

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/09/2021

1 MIN DE LEITURA

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O Sebrae, em parceria com a Embrapa, estruturou o projeto “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais”, com o intuito de auxiliar pequenos produtores em 10 diferentes segmentos do agronegócio. A expectativa é contribuir com o aumento de competitividade e com o desenvolvimento da sustentabilidade dos pequenos produtores.

O trabalho conjunto entre Sebrae e Embrapa teve início em 2018. Foram realizados sete grandes estudos que subsidiaram o desenvolvimento dos conteúdos de qualificação que agora começam a ser compartilhados. Uma das pesquisas, feita no ano passado, revelou que 84% dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia. Entre as aplicações tecnológicas com maior demanda por produtores rurais está a obtenção de informações e planejamento, a gestão da propriedade, o mapeamento e o uso da terra, bem como a detecção e controle de deficiências nutricionais que impactam a produtividade no campo.

O analista de competitividade do Sebrae Victor Ferreira comenta que foi desenvolvida uma trilha de conhecimento para cada um dos 10 modelos de negócio abordados na parceria com a Embrapa. “Elegemos diferentes nichos de mercado e elaboramos para cada um deles um conjunto de conteúdos como vídeos, guias de negócios e boas práticas, além de uma seleção de tecnologias disponíveis que podem ser aplicadas pelos produtores”, comenta Victor.

Segundo ele o desafio, agora, é disseminar esses conteúdos e apoiar o desenvolvimento dos produtores. “Temos segmentos bem estruturados, como o do queijo, onde o Sebrae atende muitos produtores por ano e outros mercados que ainda estão no começo, como a Mandioca Rosada que ainda é muito pouco explorada comercialmente, mas tem um enorme potencial de mercado por conta dos seus diferenciais nutritivos e nutracêuticos”, ressalta o analista do Sebrae.

Conheça os 10 nichos de mercado abordados na parceria:

Cafés especiais - Robustas Amazônicos
Cadeia de produção do Açaí
Queijos artesanais
Sistema de produção de hortaliças PANCs
Criação de poedeira Embrapa 051 para produção de ovos no sistema caipira
Cadeia da ovinocultura
Cadeia produtiva do algodão
Produção do Maracujá-da-caatinga
Produção Feijão-caupi
Produção da Mandioca-rosada BRS 401

Mais informações: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

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