Nesta semana foram divulgados os resultados da pré-seleção da categoria Pulped Naturals do Cup of Excellence 2018, concurso de qualidade promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
A lista consiste nas 150 melhores amostras de grãos por via úmida (cerejas descascados e/ou despolpados/desmucilados). Do total, 33 pré-finalistas são da região da Mantiqueira de Minas; 31 de Matas de Minas; 29 da Chapada Diamantina; 20 do Cerrado Mineiro; 14 do Sul de Minas; 12 das Montanhas do Espírito Santo; 4 do Planalto de Vitória da Conquista; 3 do Norte Pioneiro do Paraná; 3 da Chapada de Minas; e 1 da Média Mogiana. Para acessar a lista completa, clique aqui.
Além da Pulped Naturals, o Cup of Excellence conta também com a categoria Naturals (cafés por via seca). A pré-seleção deste grupo ainda não foi divulgada, uma vez que os produtores tiveram até o dia 11 de setembro para enviar as amostras.
Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 21 de outubro, em cerimônia no Assoxupé Club, em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, e terá a cooperativa Cooxupé e a empresa SMC Specialty Coffees como instituições anfitriãs.
Os cafés que forem avaliados na fase internacional com notas entre 84 e 85,99 serão eleitos National Winners. Já os com notas iguais ou superiores a 86 pontos entrarão como Cup of Excellence Winners, onde serão leiloados aos principais compradores mundiais.