O levantamento da Safras & Mercado destaca uma evolução da colheita da safra 2021/2022. Até o dia 10 de agosto, o número era de 89%.
Com base na estimativa da Safras para a produção de café do Brasil em 2021/2022, de 56,5 milhões de sacas de 60 kg, é apontado que foram colhidas 50,45 milhões de sacas até o dia 10 de agosto.
A colheita está levemente abaixo ao igual período do ano passado, onde já registrava 90%. Os trabalhos estão levemente atrasados também frente à média dos últimos cinco anos, que também é de 90%.
Segundo o consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, a colheita de café no Brasil se encaminha para o fim, com o tempo mais seco favorecendo o andamento dos trabalhos, especialmente no arábica.
A colheita da café arábica continua bem ativa e já alcança 83% da produção. Apesar disso, continua abaixo do igual época do ano passado, quando alcançava 86%, e também aquém dos 87% da média histórica para o período.
Em relação ao canéfora (conilon), os trabalhos estão encerrados, faltando, eventualmente, alguma varreção. Em igual período do ano passado, a colheita já havia encerrado, assim como na média dos últimos cinco anos.
As informações são do Safras & Mercado.